Seedorf não vem para o Corinthians. E daí?

Seedorf não vem para o Corinthians. O céu é azul. O Oceano Atlântico fica entre América e África/Europa. Todas essas coisas são óbvias mas somente a primeira ganhou um destaque na imprensa digno de uma contratação de peso de fato. Alguma coisa está mesmo fora da ordem..

Somente na gestão de Andrés Sanches, o Corinthians já ventilou que estava “perto” de contratar, além de Seedorf, Lucas (Liverpool), Ronaldinho Gaúcho, Trezeguet, Luis Fabiano, Riquelme entre outros (os colegas internautas podem ajudar na compilação). No mesmo período, o clube conseguiu de fato assinar com Ronaldo, Roberto Carlos e Adriano, com um saldo de uma Copa do Brasil, um estadual e aposentadorias informais subseqüentes de dois dos três contratados (e com o terceiro visivelmente encaminhando-se para o mesmo status). Além desses, os reforços internacionais do time incluíram Defederico, Bobadilla, Ramirez e afins. Nenhum que esteja na wishlist do Barcelona. O torcedor corintiano é feito de bobo dia após dia e nem se dá conta disso, na maioria das vezes.

A primeira observação é quanto à incapacidade da mídia de fazer avaliações sérias, especialmente em decorrência do sucesso do clube em ter contratado Ronaldo (o que fez parecer que qualquer outra contratação de peso seja possível – sem ironias aqui, por favor). O marketing corintiano é o único setor que se desenvolveu após o período paleozóico-dualibiano, a um ponto de beirar a mentira pura e simples. Mesmo assim, noticia-se, porque dá audiência. Isso tem nome: é fraude. Por má-fé (no caso dos “jornalistas” que sabem que estão noticiando inverdades) ou incompetência (quando ninguém se dá ao trabalho de averiguar se é mesmo possível tirar um jogador que ganha centenas de milhares de euros ao mês de um clube de ponta da Europa). É quase paradoxal: seria engraçado se não fosse triste.

Cassiano Gobbet
Cassiano Gobbet é jornalista, formado pela Universidade de São Paulo e mestre em jornalismo digital pela Bournemouth University.
Top