Manchester United: falta de gols ou falta de sorte?

Após garantir classificação para o mata-mata da Europa League, o Manchester United retorna a campo neste domingo, pela décima quinta rodada da Premier League inglesa. A equipe receberá o londrino Tottenham Hotspur em Old Trafford (Manchester/Inglaterra).

Os spurs são concorrentes diretos dos red devils aos quatro primeiros postos da tabela, que concedem vaga à Champions League 2017/2018. A equipe de Londres é a quinta colocada (27 pontos), seis pontos à frente do United, sexto colocado. O ingresso do United na CL via Premier League, tem sido questionado há semanas.

Antes do empate contra o Everton (1×1) na última rodada, José Mourinho já havia afirmado perante os jornalistas a dificuldade em alcançar o índice para a CL, via liga nacional. Mou ainda deixou claro não alimentar falsas expectativas, acerca de um título da liga nacional na presente temporada.

De fato, a conquista da Europa League (o que inclui vaga para a próxima CL), parece a glória mais cabível ao horizonte red devil neste momento. Mais além, as outras duas copas inglesas que a equipe disputa, também são êxitos possíveis. Ambas terão rodadas agora no início de janeiro de 2017.

A FA Cup terá a sua terceira rodada em 07/01, com o United recebendo o Reading. Na Capital One Cup (copa da liga), o United enfrenta o Hull City, pelas semifinais, três dias depois. Os outros possíveis finalistas desta copa da liga são Southampton e Liverpool.

O “fator X”

O aspecto subjetivo e imponderável da “falta de sorte” do United, ainda tem sido elucidado por analistas e jornalistas ingleses. Na Premier League em específico, os seis empates obtidos pelos red devils em 14 jogos, contribuíram consideravelmente para os pontos perdidos até o momento (apenas 26 de 42 possíveis).

Mou promoveu rotações na escalação desde o início da temporada, mas como temos observado aqui no 90 Minutos, a equipe tem criado muitas ocasiões de gol, em partidas de todos os torneios disputados. A mentalidade futebolística europeia implica em criar chances de gol, e isso o time tem feito.

A efetivação do tento em si está sujeita a inúmeros fatores, incluindo-se a competência defensiva do adversário que se está enfrentando. Jamie Jackson do The Guardian observou que o United obteve 230 finalizações em 14 rodadas, mais que os líderes na tabela Arsenal (207) e Chelsea (218).

A taxa de precisão (11,4%) no entanto, tem sido baixa especificamente na Premier League. Jackson procura equivocadamente detalhes que qualifiquem um “fator x” (ou falta de sorte), que caracterize a má performance do United, no desempenho individual dos atacantes red devils. E/ou na não utilização de um time base na maioria dos jogos disputados, que configure um ataque titular definitivo.

As rotações no plantel que implicam em alterações no time titular estão condicionadas a problemas físicos (lesão e ausência por fadiga acumulada), afetando também o sistema defensivo. Na oscilação defensiva, com certeza pesam as lesões praticamente simultâneas de Smalling e Bailly. O segundo defensor retornou a campo antes do previsto, na última quinta-feira pela EL.

Na Premier League em específico o Manchester United anotou 19 gols, tendo sofrido outros 16, um número alto. Pode se empatar um jogo em 0x0 por não se ter marcado gols. Mas pode se empatar um jogo que se vencia por 1×0, sofrendo um gol nos últimos minutos, como aconteceu contra o Arsenal.

Mourinho afirmou recentemente que o fato de Chelsea (vice-líder/34 pontos) e Liverpool (terceiro colocado/30 pontos) não estarem disputando torneios continentais nesta temporada, contribui para seu bom desempenho. Mourinho não perdeu a sanidade.

Chelsea e Liverpool tem sim vantagem, uma vez que seus elencos bastante qualificados estão sujeitos a menos desgaste físico e consequentemente, menos lesões. O êxito do Leicester City na última edição da Premier League também passa pelo detalhe de priorizar-se apenas um torneio.

Mourinho quer gols

Falando à imprensa na última sexta-feira, Mourinho disse claramente que é preciso mais trabalho para superar os goleiros adversários, na Premier League. Segundo o lusitano, sua equipe não tem obtido os tentos condizentes para com as ocasiões de gol criadas.

Mou afirmou que os goleiros adversários tem sido os “homens do jogo”, e foi além afirmando que os ucranianos não viram o melhor United, na última quinta contra o Zorya. Segundo o trenador, o time jogou seu melhor futebol nas últimas cinco rodadas da Premier League, sequência em que a equipe obteve quatro empates e uma vitória.

No que diz respeito à artilharia, o Guardian elencou os tentos dos atletas do United na Premier League. Ibrahimović segue artilheiro com 8 gols, seguido de Mata e Rashford (3 cada), Pogba (2 gols), além de Martial, Rooney e Smalling com 1 gol cada.

Manchester United e Tottenham Hotspur se enfrentam neste domingo às 12 hr (horário de Brasília). A ESPN transmitirá o confronto no Brasil.

Imagem de Mourinho e Rooney: Phil Noble/Reuters

Alexandre Kazuo
Alexandre Kazuo é blogueiro de futebol há mais de 10 anos. Ex-colaborador do Trivela (2006-2010) e ex-blogueiro do ESPN FC Brasil (Lyon). É mestre em filosofia contemporânea e também procura por cultura pop, punk/rock/metal. Twitter - @Immortal_Kazuo
Top