Manchester United: fora de alcance

“Out of control
My life is a chamber of tears, fear and hate
Out of control
Help me to gain the crown”
(Edguy – “Out of Control”)

O Manchester United volta a campo neste domingo, em partida válida pela décima quarta rodada da Premier League inglesa. O time do treinador José Mourinho visita o Everton no Goodison Park (Liverpool/Inglaterra), sendo que os red devils ocupam a sétima colocação na tabela (20 pontos).

Na última sexta-feira Mourinho assumiu à imprensa, que o título da liga inglesa é um objetivo muito distante neste momento. O treinador lusitano ressaltou que as melhores partidas do time foram disputadas nos torneios de mata-mata, a Europa League e a Capital One Cup (copa da liga).

O United inclusive entrou em campo na última quarta-feira, batendo o West Ham United por 4×1, em partida que valeu pelas quartas de final da Capital One Cup. O êxito classificou o United para as semifinais, onde terá o Hull City como adversário, em partida a ser realizada apenas em janeiro de 2017.

Os red devils golearam o mesmo West Ham com quem empataram em 1×1, na última rodada da Premier League. Esta partida da copa da liga marcou o retorno do meia Bastian Schweinsteiger aos gramados, sendo que o jogador alemão entrou em campo no decorrer da segunda etapa.

Adaptações

Mourinho foi franco em suas palavras, afirmando que a conquista de uma Premier League talvez só venha depois ou muito depois que ele mesmo deixar o clube. O técnico lusitano voltou a enfatizar a dificuldade na mudança de mentalidade futebolística do clube. Algo que não passa apenas por aspectos táticos.

O periódico inglês The Guardian frisou que Mourinho sempre conseguiu imprimir rapidamente suas características, nos times que treinou no passado. Desta vez porém, há um intento do clube em propôr uma forma diferenciada de tudo que vinha sendo feito, até o início da atual temporada.

Segundo Mou, os resultados poderiam estar surgindo mais facilmente, se não se estivesse indo numa “direção oposta”. O português não deixou dúvidas quando disse não estar falando de “sistemas táticos”. “Estou falando da forma como esta equipe quer jogar, e isto é a coisa mais difícil de se mudar”, deixando explícita uma provável ordem da direção do clube, ansiando um tipo de futebol diferente e contemporâneo.

Logo há uma transformação plena que passa sim, pela forma defensiva e hoje até mesmo obsoleta, com que o ex-técnico Louis Van Gaal observava o futebol. O United vinha atuando com ênfase em jogadas pelos lados do campo, e passes para o campo de defesa. Algo oposto a forma atual de se jogar, com atletas se posicionando entre as linhas adversárias.

Mourinho voltou a mencionar o número de chances de gol criadas com baixo aproveitamento na liga inglesa, dizendo que seu time não conseguiu os tentos dignos das performances jogadas pela Premier League. Porém, vê evolução que em muitos momentos tem sim, sido obnubilada pelos resultados.

Não há dúvidas de que estamos melhorando. Porém, sabemos o que procuramos e nosso destino é sermos campeões. Talvez não nesta temporada, ainda que não se possa dizer a palavra ‘nunca’ no futebol. Não sei quando voltaremos a ser campeões. Talvez eu já não esteja mais no clube. É pra isso que trabalhamos e um êxito deverá vir.” disse o treinador.

Schweinsteiger e suspensões cumpridas

A respeito de Schweinsteiger, Mourinho enalteceu a vontade do jogador em contribuir quando foi solicitado. O técnico sinalizou que o alemão pode continuar sendo aproveitado, revelando que Schweinsteiger já poderia ter deixado o clube no início desta temporada.

Uma saída nesta janela de transferências de inverno prestes a se abrir, não está descartada. Por outro lado o técnico elogiou o profissionalismo do meia alemão, afirmando que o mesmo está feliz, re-integrado ao grupo principal.

Mais além, o meia Paul Pogba retorna de suspensão para o confronto em Liverpool, tal qual o próprio Mourinho também punido após chutar um copo d’água, durante citado confronto empatado com o West Ham. O lusitano cumpriu suspensão determinada pela FA, na também já citada partida da Capital One Cup, da última quarta-feira.

O Guardian sugere uma possível escalação do United com De Gea, Valencia, Jones, Rojo e Darmian. Herrera, Pogba, Mkhitaryan, Mata e Martial. Ibrahimović. O Everton é exatamente o oitavo colocado na tabela (19 pontos), uma colocação abaixo do United.

Everton e Manchester United entram em campo neste domingo às 14 hr (horário de Brasília). A ESPN deve transmitir a partida no Brasil.

Imagem de Mourinho em treino do United na última sexta-feira: John Peters/Getty

Alexandre Kazuo
Alexandre Kazuo é blogueiro de futebol há mais de 10 anos. Ex-colaborador do Trivela (2006-2010) e ex-blogueiro do ESPN FC Brasil (Lyon). É mestre em filosofia contemporânea e também procura por cultura pop, punk/rock/metal. Twitter - @Immortal_Kazuo
Top