Champions League: oitavas de final (ida – semana II).

A fase de oitavas de final da Champions League 2015/2016 segue tendo mais quatro jogos de ida, nestas terça e quarta-feiras. Os oito confrontos previamente sorteados no último mês de dezembro, foram divididos em oito semanas. Quatro jogos já aconteceram nos últimos dias 16 e 17 de fevereiro.

Na terça 23/02 jogam Arsenal x Barcelona em Londres (Inglaterra) e Juventus x FC Bayern, em Turim (Itália). Na quarta-feira 24/02 será a vez de PSV Eindhoven x Atlético de Madrid jogarem em Eindhoven (Holanda). Além de Dynamo Kiev x Manchester City, se enfrentaram em Kiev (Ucrânia).

Jogos de terça-feira.

O inglês Arsenal luta pelas primeiras colocações da Premier League, mas mostra-se um verdadeiro azarão no mata-mata da CL. Os gunners terão pela frente o atual campeão Barcelona, franco favorito à vaga nas quartas de final.

Embora nunca tenha vencido o torneio, o Arsenal é um adversário frequente os culés, sobretudo na fase de mata-mata. Os dois times chegaram a decidir a final da CL 2005/2006, ocasião em que o blaugrena venceu de virada por 2×1, e sagrou-se bi-campeão assim obtendo o segundo dos seus cinco títulos.

Pelo lado do Barça a instabilidade é o aspecto mental de Neymar, uma vez que o atacante brasileiro convive com problemas jurídicos. O desfalque confirmado é o do meia turco Arda Turan, que cumpre suspensão automática consequente a expulsão sofrida ainda defendendo o Atlético de Madrid, na última edição do torneio.

Sem sombra de dúvida, o jogo da rodada acontecerá na Itália. Atual vice-campeã, a Juventus recebe o poderoso FC Bayern, no Juventus Stadium de Turim. A vecchia signora vem em grande sequencia de 15 jogos sem derrota na Série A italiana, os 14 primeiros vencidos e o décimo-quinto empatado.

Do outro lado, o pentacampeão Bayern mostra alguma turbulência nos bastidores, com críticas ao treinador Pep Guardiola sendo insinuadas até pela torcida bávara. A negociação de Guardiola com o Manchester City concluída a poucas semanas, deixou algumas marcas negativas, e dúvidas acerca de sua dedicação ao clube alemão.

Jogos de quarta-feira.

Em Eindhoven (Holanda), o PSV recebe o espanhol Atlético de Madrid na Phillips Arena. Os holandeses ostentam na camisa o patch referente a uma conquista de CL (1987/1988), tendo se classificado em meio ao duro grupo B, na primeira fase.

O PSV deixou para trás o rico e tricampeão Manchester United, retornando a uma oitava de final da CL, algo que o time não acontecia desde a temporada 2006/2007. Entretanto, o Atlético de Madrid carrega consigo algum favoritismo e maior tarimba em competições europeias, desenvolvidas nas últimas temporadas.

Ainda assim, o técnico colchonero Diego Simeone lida com alguns problemas, como os desfalques dos meias Yannick Carrasco, lesionado a pouco mais de uma semana. E do recém contratado Augusto Fernández, que vem sendo relacionado apenas para acompanhar o grupo.

Paralelamente, o ucraniano Dynamo Kiev recebe o inglês Manchester City. Os citzens ostentam favoritismo, tendo sido agraciados no sorteio com um adversário que não é uma potencia milionária. A qualidade do seu elenco deve se sobrepor ao futebol apresentado pelo time ucraniano.

Embora tradicional em seu país, o Dynamo não tem uma conquista continental europeia de expressão, tal qual o rival local Shakhtar Donestk (campeão da Europa League). A equipe de Kiev tem apenas títulos de Supercopa da Europa, temporadas 1974/1975 e 1985/1986.

O último mata-mata de CL em que o Dynamo marcou presença, foi na temporada 1998/1999. O time foi eliminado nas semi-finais. A ocasião marcou o fim da primeira trajetória do ídolo ucraniano Andriy Shevchenko, no clube de Kiev. Na temporada seguinte, Sheva foi adquirido pelo Milan.

Na tv brasileira.

Todas as partidas estão marcadas para as 16:45 hr (horário de Brasília). No Brasil, a Esporte Interativo anunciou a transmissão de Arsenal x Barcelona na terça, via EI Maxx. Na quarta-feira a emissora transmite PSV x Atlético de Madrid, via TNT.

Na tv aberta, a Band anuncia a transmissão de PSV x Atlético de Madrid, na quarta-feira.

Alexandre Kazuo
Alexandre Kazuo é blogueiro de futebol há mais de 10 anos. Ex-colaborador do Trivela (2006-2010) e ex-blogueiro do ESPN FC Brasil (Lyon). É mestre em filosofia contemporânea e também procura por cultura pop, punk/rock/metal. Twitter - @Immortal_Kazuo
Top