Champions Legue: oitavas de final (ida – semana I encerrada).

Nestas terça e quarta-feiras tivemos os quatro primeiros jogos de ida das oitavas de final, da Champions League 2015/2016. O Benfica venceu o Zenit St. Petesburg por 1×0, ao passo que o PSG bateu o Chelsea por 2×1, na terça.

No dia seguinte, o Wolfsburg venceu o Gent por 3×2, paralelamente ao confronto entre Roma e Real Madrid. Os blancos bateram os romanistas por 2×0. Veja como foi:

Jogos de terça-feira.

Muito equilíbrio foi percebido nos dois jogos disputados na terça. Em Lisboa (Portugal), Benfica e Zenit St. Petersburg fizeram um duelo acirrado, com o time russo ostentando uma proposta mais defensiva. Os águias lusitanos tomaram a iniciativa, buscando jogo em grande parte do certame.

Os russos tiveram o lateral italiano Criscito expulso no minuto 89, e um empate sem gols seria um ótimo resultado. O Benfica acabou premiado pela persistência com um gol do brasileiro Jonas, anotado após cobrança de falta consequente à expulsão do lateral do Zenit.

A vitória pelo placar mínimo dá aos portugueses a vantagem do empate sem gols, na partida de volta.

Em Paris (França), PSG e Chelsea fizeram a partida mais aguardada desta primeira parte dos jogos de ida das oitavas de final. Laurent Blanc voltou a dispôr o brasileiro Marquinhos na zaga parisiense, no lugar de Aurier afastado por indisciplina. O 4-3-3 do PSG, vertia-se num 3-4-3, quando Maxwell avançava pela esquerda.

O PSG abriu o placar aos 38 min, com Ibrahimović cobrando falta. A bola desviou caprichosamente no volante blue Obi Mikel, e enganou o goleiro Courtois. Sete minutos depois, o próprio Mikel se redimiu, empatando para o Chelsea após aproveitar jogada de escanteio.

Na segunda etapa a partida seguiu equilibrada e o empate com gols, era um resultado interessante para os blues. Mesmo com improvisos no miolo de zaga inglês, a proposta de Guus Hiddink era atrair o PSG para seu campo. Sem Zouma/Terry lesionados, o Chelsea teve Cahill e Ivanovic deslocado da lateral, para o miolo de zaga.

Aos 73 minutos, o criticado Edinson Cavani foi colocado em campo por Blanc, no lugar do brasileiro Lucas. Três minutos depois, o atacante uruguaio do PSG acreditou em lançamento proporcionado por Di Maria e à direita de Courtois, avançou em velocidade para finalizar e dar a vitória por 2×1 ao PSG.

Apesar da vitória, a classificação do PSG não é iminente. Na partida de volta em Londres (Inglaterra), o Chelsea pode avançar caso vença por apenas 1×0, devido ao gol qualificado anotado na casa do adversário.

Jogos de quarta-feira.

O coadjuvante belga Gent recebeu o alemão Wolfsburg em Gante (Bélgica). Os belgas já cumpriram seu papel, sendo que os lobos alemães chegaram a estar vencendo por 3×0.

O Gent conseguiu diminuir e perdeu por 3×2. Com três gols anotados na casa do adversário, o Wolfsburg deve obter a classificação no jogo de volta.

Em Roma (Itália), a Roma recebeu o poderoso Real Madrid no Estádio Olímpico. O time giallorossi se portou de forma bem diferente, do time derrotado por 6×1 para o Barcelona, ainda na fase de grupos. Naquela ocasião, o técnico francês Rudi Garcia ainda era o treinador do time romanista.

Agora sob comando de Luciano Spalletti, a Roma se portou defensivamente diante do Real Madrid, criando alguma dificuldade nos 45 min iniciais. Spalletti congestionou o meio-campo, obrigando os blancos a não saírem do seu campo defensivo. Com pouco espaço, o meia merengue Luka Modrić teve atuação discreta.

A Roma saía nos contra-ataques com El Shaarawy e Mohamed Salah explorando as costas de Carvajal e Marcelo, respectivamente. Aos 56 min, Cristiano Ronaldo fez a diferença em momento crítico. Após receber ótimo passe de Marcelo, CR7 finalizou com perfeição à longa distância e fez 1×0 Real Madrid.

A partida era franca, mas a Roma pecava na pouca competência ofensiva quando tinha boas chances. Jesé entrou em campo no lugar de James Rodríguez aos 81 min. Quatro minutos depois, o jovem espanhol avançou pela direita e bateu cruzado, fazendo 2×0, placar final.

O Real Madrid segue favorito para se classificar, mas a Roma por sua vez foi derrotada de forma digna.

Na próxima semana.

As partidas das oitavas de final da Champions League, ainda acontecem nas próximas terça e quarta-feiras. Arsenal x Barcelona e Juventus x FC Bayern jogam na terça 23/02. No dia seguinte, se enfrentam PSV Eindhoven x Atlético de Madrid e Dynamo Kiev x Manchester City.

Imagem de Cavani comemorando o gol da vitória do PSG: Franck Fife – AFP

Alexandre Kazuo
Alexandre Kazuo é blogueiro de futebol há mais de 10 anos. Ex-colaborador do Trivela (2006-2010) e ex-blogueiro do ESPN FC Brasil (Lyon). É mestre em filosofia contemporânea e também procura por cultura pop, punk/rock/metal. Twitter - @Immortal_Kazuo
Top