Torcedores cadastrados serão os únicos a frequentar estádios em 2010

A notícia abaixo é a melhor notícia para o futebol brasileiro em décadas. Só seria superada por uma saída de Ricardo Teixeira da CBF. Se livrar de marginais e cambistas numa tacada só será digno de sonho. Rezemos para ver o Capitão Nascimento prendendo um vagabundo por arrumar confusão ou vender ingresso mutretado na porta do estádio. Está longe de ser a solução ideal, mas num país em que normalmente não há solução nenhuma, só a movimentação já vale o ânimo – apesar da crítica unânime à medida.

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Somente pessoas cadastradas em um programa nacional de torcedores poderão entrar em estádios, a partir de 2010, para assistir às partidas da primeira e segunda divisões do campeonato Brasileiro. Integrantes de torcidas organizadas e torcedores comuns receberão um cartão eletrônico com o registro de suas digitais no momento do cadastramento.

O sistema terá cobertura nacional graças a um termo de cooperação que será assinado nesta sexta-feira entre Conselho Nacional de Justiça. Ministérios do Esporte e da Justiça, CBF e Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União.

O programa será direcionado aos estádios com capacidade maior do que dez mil pessoas. Ao passar pelas catracas, os torcedores só terão a entrada permitida caso a sua digital coincida com a que consta no cartão. O uso da identificação, pelo menos na teoria, também inibirá a atuação dos cambistas.

A União será responsável pelas despesas da implantação do novo sistema de catracas nos estádios em que a tecnologia ainda não está presente. O processo de cadastramento terá início no segundo semestre deste ano e poderá ser feito via Internet. O governo federal planeja fazer uma ampla campanha para divulgar o sistema.

Cassiano Gobbet
Cassiano Gobbet é jornalista, formado pela Universidade de São Paulo e mestre em jornalismo digital pela Bournemouth University.
Top