Champions League: oitavas de final – jogos de ida I

Nas próximas terça e quarta-feiras teremos os primeiros quatro jogos de ida das oitavas de final da Champions League 2016/2017. As partidas estão distribuídas em quatro dias (dois jogos por dia), dois dias em duas semanas. Mais quatro jogos acontecem nos dias 21 e 22 de fevereiro.

Nesta semana termos Paris Saint-Germain (França) e Barcelona (Espanha), Benfica (Portugal) e Borussia Dortmund (Alemanha), na terça-feira e Real Madrid (Espanha) e Napoli (Itália) mais FC Bayern (Alemanha) e Arsenal (Inglaterra), na próxima quarta-feira.

Jogos de terça

A partida que atrairá as atenções da mídia será Paris Saint-Germain e Barcelona no Parc des Princes (Paris/França). Em sua era milionária o PSG já enfrentou o Barça nas quartas de final da edição 12/13, na fase de grupos e semifinais da edição 14/15. Os parisienses no entanto ainda não conseguiram superar os culés, em fase de mata-mata.

O momento do PSG é melhor tanto no aspecto técnico quanto físico. O técnico Unai Emery teve o retorno pleno do meia italiano Marco Verratti, destaque na vitória sobre o Bordeaux na rodada de fim de semana da Ligue 1. O meia argentino Javier Pastore também tem chances de ser relacionado.

Unai Emery (Franck Fife/AFP)
Unai Emery (Franck Fife/AFP)

Mais além, os principais atletas do elenco estarão a disposição, entre eles o artilheiro Edinson Cavani, o argentino Angel Di María e os brasileiros Lucas, Thiago Silva e Marquinhos. Há ainda o meia alemão Julian Draxler, contratado em janeiro e apto a ter sido inscrito como reforço para a CL.

O pentacampeão europeu Barcelona lida com muitos problemas físicos no plantel. O técnico Luís Enrique expressou na última semana que as 11 partidas disputadas durante o mês de janeiro, minaram o condicionamento dos seus jogadores. De todo elenco, apenas Neymar e Luís Suárez não se lesionaram na presente temporada.

Diferentemente de anos anteriores a federação espanhola optou por propor jogos da Copa Del Rey, tão logo o mês de janeiro se iniciou. A queixa de Luís Enrique não é descabida. Para a partida da CL, o zagueiro/volante Javier Mascherano já era desfalque previsto.

No último sábado o lateral Aleix Vidal sofreu grave lesão na vitória sobre o Alavés, em compromisso pela liga espanhola. Aleix estará fora de ação por cinco meses. O meia turco Arda Turan não viajou com a delegação. Em contraparte, o brasileiro Rafinha que se recupera de uma fratura no rosto foi relacionado.

Num todo será um PSG x Barcelona diferente dos últimos confrontos. O técnico da equipe de Paris, Unai Emery, oriundo do território basco na Espanha, conhece bem o adversário dos seus tempos de futebol ibérico. Emery já treinou Alavés, Valencia, e disputou suas últimas três temporadas de forma exitosa pelo Sevilla.

Em Lisboa

Num confronto menos midiático ainda que extremamente tradicional, o Benfica receberá o alemão Borussia Dortmund no Estádio da Luz (Lisboa/Portugal). Os águias lusitanos podem enfrentar um desgaste físico/mental mais amplo, uma vez que brigam pelo título da Liga Sagres, competição na qual lideram.

Na quarta colocação da Bundesliga, o Dortmund pode tentar apostar suas fichas na fase de mata-mata da CL, embora não seja exatamente um favorito. Na parte técnica, não há drástica discrepância entre os elencos à disposição de Rui Vitória (Benfica) e Thomas Tuschel (Dortmund).

Nos bastidores da equipe portuguesa, uma suposta oferta do futebol chinês pelo atacante brasileiro Jonas, pode ter tumultuado o ambiente. Entretanto, a agremiação lisboeta negou a proposta e tudo indica que o atleta deve cumprir normalmente suas obrigações.

Pelo lado alemão espera-se que Tuschel relacione os principais atletas de frente Shinji Kagawa, o artilheiro Pierre-Emerick Aubameyang (25 jogos e 21 gols na temporada); além dos ídolos da seleção germânica Mario Götze, André Schürrle e Marco Reus. Dos cinco atletas citados apenas Götze não foi relacionado na derrota para o Darmstadt, na rodada de fim de semana da Bundesliga.

O Benfica é bi-campeão da CL (ainda no período Copa dos Campeões 60/61, 61/62), ao passo que o Dortmund obteve êxito na edição 96/97. A equipe aurinegra alemã obteve um recente vice-campeonato da CL, na temporada 2012/2013.

As partidas estão marcadas para iniciar as 17:45 (horário de Brasília). No Brasil a Esporte Interativo exibirá os confrontos na tv fechada.

Alexandre Kazuo
Alexandre Kazuo é blogueiro de futebol há mais de 10 anos. Ex-colaborador do Trivela (2006-2010) e ex-blogueiro do ESPN FC Brasil (Lyon). É mestre em filosofia contemporânea e também procura por cultura pop, punk/rock/metal. Twitter - @Immortal_Kazuo
Top