Champions League: oitavas de final – jogos de ida II

Nesta quarta-feira teremos mais dois jogos de ida das oitavas de final da Champions League 2016/2017. Na Espanha o recordista de títulos da CL Real Madrid (11 conquistas) receberá o italiano Napoli no Santiago Bernabéu (Madrid). Na Alemanha, o pentacampeão FC Bayern por sua vez, receberá o inglês Arsenal.

Blancos x partenopei

Tão logo o sorteio das oitavas de final se definiu, muitos se recordaram do embate entre Napoli e Real Madrid ocorrido na temporada 1987/1988. A CL ainda se apresentava com a nomenclatura Copa dos Campeões. As equipes se enfrentaram em fase preliminar (ainda não havia a primeira fase de grupos que atualmente há).

Na ocasião os blancos venceram por 2×0 em Madrid e empataram em 1×1 em Nápoles (Itália). O que fez o confronto tão especial foi o fato dos merengues terem em seu time os ídolos eternos Hugo Sánchez e Emílio Butragueño. Pelo lado napolitano, a equipe partenopei trazia em sua escalação o brasileiro Careca e o mito argentino Diego Maradona.

Voltando ao presente o Real Madrid faz boa temporada, no momento liderando a liga espanhola. Na CL a equipe se classificou em segundo lugar do grupo F, perdendo o primeiro posto para o Borussia Dortmund. Dentre os relacionados para o confronto desta quarta, o lateral brasileiro Marcelo e o meia croata Modrić, estão no grupo recuperados de problemas físicos sofridos no fim de janeiro.

O meia-atacante galês Gareth Bale, por outro lado, segue enquanto desfalque. Já o destaque Cristiano Ronaldo vem cumprindo suas obrigações normalmente.

Um ofensivo Napoli

Pelo lado dos italianos o Napoli se vê a 13 rodadas sem derrota na Série A. O último revés sofrido pelos partenopei aconteceu em outubro, contra a líder Juventus. São 9 vitórias e 4 empates. Na terceira colocação da liga italiana, o time tem o segundo maior número de gols marcados 31 (2 a menos que a Juventus).

O técnico Maurizio Sarri tem se notabilizado por propor um jogo ofensivo, algo incomum para os padrões italianos tradicionalmente defensivistas. É preciso ressaltar os placares elásticos impostos pela equipe na liga italiana: 5×0 sobre o Cagliari e 5×3 sobre o Torino em dezembro, e 7×1 sobre o Bologna no último dia 04/02.

A campanha partenopei na CL na primeira fase foi excelente, classificando-se em primeiro lugar do grupo B com 3 vitórias, 2 empates e apenas 1 derrota. O time teve o maior número de gols marcados no grupo (11). No decorrer da temporada, Sarri teve lidar com alguns problemas.

Principal reforço adquirido por 35 milhões de euros, o atacante polonês Arkadiusz Milik, destaque por sua seleção na EURO 2016, lesionou-se em agosto tão logo a presente temporada se iniciou. Dentro da previsão de recuperação, Milik está nas semanas finais de tratamento da lesão, tendo sido incluído no grupo que viajou para Madrid.

O belga Mertens (AFP/Getty)
O belga Mertens (AFP/Getty)

Como alternativa à sua ausência, Sarri postou o belga Dries Mertens, a princípio atacante de lado de campo, como referência na área. Mertens não tem decepcionado, elencando até o momento 29 partidas e 20 gols no total da temporada. É o artilheiro do time napolitano.

Dentre os jogadores que viajaram para a Espanha estão os ex-Real Madrid, José Callejón (meia) e Raul Albiol (defensor), além do veterano goleiro espanhol Pepe Reina (ex-Barcelona). O ídolo e capitão eslovaco Marek Hamsik, deve surgir entre os titulares.

O Real Madrid detém algum favoritismo, mas terá pela frente uma equipe apta a jogar em contra-ataques. Mais além, o Napoli é tradicionalíssimo na Itália e na Europa, de volta à CL após duas temporadas ausente. Se por um lado não é um vencedor de CL, por outro foi campeão da Taça UEFA (atual Europa League) na temporada 1988/1989.

Em Munique

Também nesta quarta o pentacampeão FC Bayern receberá o Arsenal, na Allianz Arena de Munique (Alemanha). A equipe do treinador Carlo Ancelotti detém favoritismo, mas convive com críticas na Alemanha, onde lidera a Bundesliga alemã com alguma tranquilidade.

O Bayern lida com fim de ciclo de alguns dos seus principais atletas que já passaram dos 30 anos. São os casos de Ribery, Robben, Xabi Alonso e do ídolo e capitão Phillip Lahm, que anunciou na última semana que se aposenta ao fim desta temporada.

Nas últimas edições a equipe enfrentou o Arsenal nas oitavas de final da temporada 2013/2014, eliminando-o. Na edição 15/16 Bayern e Arsenal foram sorteados no mesmo grupo F da primeira fase. Ambos avançaram ao mata-mata.

Pelo lado gunner, o Arsenal vive aquilo que tem demonstrado já a algum tempo. Arsene Wenger consegue explorar aquilo que seu plantel pode oferecer até meados de dezembro. Após a virada do ano a equipe cai de rendimento, o que coincide com o início do mata-mata da CL.

A equipe londrina, neste momento quarta colocada na Premier League, contará com jogadores importantes como Alexis Sánchez e o alemão Mesut Özil, que viajaram para Munique. Wenger sinalizou que deverá utilizar o goleiro colombiano David Ospina como titular.

Na tv brasileira

Real Madrid x Napoli e FC Bayern x Arsenal estão marcados para as 17:45 hr (horário de Brasília). No Brasil a Esporte Interativo exibe os confrontos na tv fechada, ao passo que Real Madrid x Napoli será exibido na tv aberta pela Band.

Alexandre Kazuo
Alexandre Kazuo é blogueiro de futebol há mais de 10 anos. Ex-colaborador do Trivela (2006-2010) e ex-blogueiro do ESPN FC Brasil (Lyon). É mestre em filosofia contemporânea e também procura por cultura pop, punk/rock/metal. Twitter - @Immortal_Kazuo
Top