Champions League: oitavas de final definidas

Nesta segunda-feira a UEFA realizou o sorteio dos confrontos das oitavas de final da Champions League 2016/2017. O evento ocorreu em Nyon na Suíça, englobando também o sorteio dos confrontos do mata-mata da Europa League.

Para a fase de oitavas de final estão vedados cruzamentos entre times que já se enfrentaram na fase de grupos, assim como clássicos nacionais (por exemplo: Real Madrid x Barcelona, FC Bayern x Borussia Dortmund). Os derbies podem ocorrer só a partir das quartas de final.

Os 16 times classificados estavam dispostos em dois potes, o primeiro incluindo os primeiros colocados da fase de grupos e o segundo incluindo os segundo colocados. Os times do primeiro pote tem a preferência de disputar a partida de volta, em seus domínios.

O pote 1 trazia: Monaco (França), Napoli (Itália), Borussia Dortmund (Alemanha), Arsenal (Inglaterra), Juventus (Itália), Atlético de Madrid (Espanha), Barcelona (Espanha) e Leicester City (Inglaterra).

O pote 2 trazia: Manchester City (Inglaterra), Real Madrid (Espanha), Benfica (Portugal), FC Bayern (Alemanha), FC Porto (Portugal), Bayer Leverkusen (Alemanha), Paris Saint-Germain (França), Sevilla (Espanha).

Confira os confrontos:

Manchester City x Monaco
Real Madrid x Napoli
Benfica x Dortmund
Bayern x Arsenal
Porto x Juventus
Leverkusen x Atlético
PSG x Barcelona
Sevilla x Leicester

Apesar da pouca tradição, Manchester City e Monaco possivelmente farão um confronto de times detendo propostas de jogo ofensivo. O City é treinado por Pep Guaridola e o Monaco vem surpreendendo. A equipe monagêsca soma 62 gols marcados, se somadas suas campanhas na Ligue 1 (53 gols) e CL (9 gols).

Onze vezes campeão da CL, o atual vencedor Real Madrid re-encontrará o italiano Napoli no torneio continental após quase 30 anos. As equipes se enfrentaram no período em que a competição ainda era intitulada Copa dos Campeões, então sem disputa dos times em fase de grupos. O embate se deu na temporada 1987/1988, com Diego Maradona vestindo a camisa partenopei.

O pentacampeão FC Bayern vem tendo alguns problemas na reta final da primeira metade da atual temporada. Os bávaros alemães enfrentarão o inglês Arsenal, que por outro lado vem desenvolvendo boa campanha na liga inglesa e na CL. O italiano Carlo Ancelotti, técnico do Bayern, é o maior vencedor do torneio dentre os treinadores em atividade (3 títulos).

Por fim, PSG e Barcelona se encontrarão pela sexta vez desde a edição 2012/2013 da CL. As equipes já se enfrentaram duas vezes na fase de mata-mata (as duas em quartas de final). Na temporada 2014/2015 os times foram sorteados num mesmo grupo da primeira fase.

As partidas das oitavas de final da CL só ocorrerão em fevereiro de 2017. Os jogos de ida estão agendados para os dias 14 e 15, e 21 e 22 de fevereiro, com os jogos de volta ocorrendo só em março.

Alexandre Kazuo
Alexandre Kazuo é blogueiro de futebol há mais de 10 anos. Ex-colaborador do Trivela (2006-2010) e ex-blogueiro do ESPN FC Brasil (Lyon). É mestre em filosofia contemporânea e também procura por cultura pop, punk/rock/metal. Twitter - @Immortal_Kazuo
Top