Premier League: Manchester United 1×1 West Ham – o duelo tático

No último domingo o britânico Manchester United recebeu o West Ham United no Old Trafford (Manchester/Inglaterra), em partida válida pela décima terceira rodada da Premier League. A partida terminou empatada em 1×1, configurando um resultado frustrante para os red devils.

O United segue em sexto lugar na tabela (20 pontos), sendo que a equipe de José Mourinho poderia ter se aproximado do quinto colocado Tottenham Hotspur (24 pontos), por sua vez derrotado pelo líder Chelsea.

Em contraparte o West Ham saiu satisfeito, pois terminou a rodada em décimo sexto lugar, duas posições acima da zona de rebaixamento.

Manchester United

Após os louros da vitória convincente sobre o Feyenoord pela Europa League, José Mourinho voltou a ter problemas para escalar a equipe. Em relação ao confronto pela EL, Mou poupou Daley Blind e Wayne Rooney, tendo porém a baixa de Michael Carrick, horas antes da partida.

A situação de Carrick levou a inclusão do alemão Bastian Schweinsteiger entre os relacionados, sendo que o meio-campista surgiu no banco de reservas (não entrou em campo). O alinhamento inicial teve De Gea, Valencia, Jones, Rojo e Darmian. Herrera, Pogba, Lingard, Mata e Rashford. Ibrahimović.

O módulo tático seguia o 4-2-3-1. O sistema defensivo voltou a apresentar fragilidade, uma vez que Marcos Rojo, um lateral esquerdo, foi novamente improvisado no miolo de zaga. À frente da linha defensiva, a cabeça de área sem Carrick nitidamente perdeu sua proteção.

O United sofreu o gol do West Ham logo aos 2 min, após cobrança de falta de Dimitri Payet, a qual Sakho desviou, sendo marcado por Zlatan Ibrahimović ajudando sua própria defesa. Os red devils lidaram com uma retranca proposta pelos hammers, que pareciam ter por objetivo sair de Old Trafford, sem serem derrotados.

Com poucos espaços oferecidos pela equipe de Londres, Paul Pogba passou a procurar Ibrahimović através de lançamentos longos. Um deles obteve êxito aos 21 min, quando Pogba lançou e Ibrah praticamente livre, anotou de cabeça o gol de empate.

Os red devils ostentaram novamente boa marca de ocasiões de gol criadas, totalizando 17 oportunidades, das quais 8 foram em gol. A equipe teve mais posse de bola (66%), valendo ressaltar que o time de Mourinho tem demonstrado dificuldade, quando é obrigado a tomar iniciativa de jogo. Dados segundo levantamento do The Guardian.

West Ham United

Sétimo colocado na última edição da Premier League, o tradicional West Ham de Londres vem realizando um início de temporada ruim, situando-se próximo à zona de rebaixamento na tabela da liga inglesa.

A equipe se vê em meio a muitas mudanças, a maior delas uma transição do antigo London Stadium, para o novo Estádio Olímpico de Londres. O time também promoveu a chegada de muitos reforços para a presente temporada (o argentino Jonathan Calleri, ex-São Paulo, entre eles).

Entretanto, os hammers ainda tem no meia francês Dimitri Payet, destaque de sua seleção na EURO 2016, sua liderança técnica. Devido a boa apresentação no torneio de seleções europeu, Payet chegou a ser cotado no Real Madrid. O West Ham no entanto endureceu as negociações, exigindo o valor da multa de 10 milhões de libras (cerca de 11 milhões de euros).

O treinador oriundo da antiga Iugoslávia Slaven Bilić mandou ao campo do Old Trafford, um alinhamento com Randolph, Ogbonna, Collins e Kouyate. Antonio, Obiang, Noble e Cresswell. Lanzini, Payet e Sakho. A equipe se organiza num módulo 3-4-2-1, que tem se tornado popular entre os times da atual Premier League.

A postura defensiva sólida com três defensores favorece um jogo defensivo quase intransponível, possibilitando desdobramentos do módulo tático para desenhos em 3-4-3, 3-5-2 ou mesmo 3-6-1. A equipe sufoca o adversário povoando o meio-campo, e se vale da bola longa de Payet para buscar algo no ataque.

O recurso do meia francês funcionou no gol dos hammers, anotado pelo senegalês Diafra Sakho, com apenas 2 minutos de jogo. O West Ham abdicou do jogo, ostentando apenas 34% da posse de bola. Criou apenas 6 ocasiões de gol (11 a menos que o adversário), das quais apenas 2 foram em gol.

Imagem de Ibrahimović (de vermelho) no lance do gol: Martin Rickett/PA

Alexandre Kazuo
Alexandre Kazuo é blogueiro de futebol há mais de 10 anos. Ex-colaborador do Trivela (2006-2010) e ex-blogueiro do ESPN FC Brasil (Lyon). É mestre em filosofia contemporânea e também procura por cultura pop, punk/rock/metal. Twitter - @Immortal_Kazuo
Top