Na última segunda-feira a UEFA realizou o sorteio dos confrontos da fase de 16-avos de final da Europa League. O evento ocorreu paralelamente ao sorteio dos confrontos das oitavas de final da Champions League, em Nyon (Suíça).

Os primeiros e segundos colocados dos 12 grupos da EL se juntaram aos oito melhores terceiros colocados da fase de grupos da Champions League. Os 32 times se enfrentarão numa fase de 16-avos de final.

As equipes que obtiveram a primeira colocação da fase de grupos da EL estavam dispostas num primeiro pote, junto aos quatro melhores terceiros colocados da fase de grupos da CL. No segundo pote tinham-se os segundos colocados da fase de grupos da EL, mais os quatro piores terceiros lugares da fase de grupos da CL.

Os times dispostos no primeiro pote tem o direito de realizar a partida de volta, em seus domínios. Desta forma tinha-se:

Pote 1: Ajax, APOEL, Beşiktaş, Fenerbahçe, Fiorentina, Genk, Copenhague, Lyon, Osmanlıspor, Roma, Schalke, Shakhtar Donetsk, Sparta Praga, St-Étienne, Tottenham Hotspur, Zenit

Pote 2: Anderlecht, Astra Giurgiu, Athletic Bilbao, AZ, Borussia Mönchengladbach, Celta Vigo, Gent, Hapoel Beer-Sheva, Krasnodar, Legia Varsóvia, Ludogorets, Manchester United, Olympiacos, PAOK, Rostov, Villarreal

Confira todos os confrontos:

Athletic Bilbao (Espanha) x APOEL Nicosia (Chipre)
Legia Varsóvia (Polônia) x Ajax (Holanda)
Anderlecht (Bélgica) x Zenit St. Petesburg (Rússia)
Astra Giurgiu (Romênia) x Genk (Bélgica)
Manchester United (Inglaterra) x St. Étienne (França)
Villarreal (Espanha) x Roma (Itália)
Ludogorets (Bulgária) x Copenhague (Dinamarca)
Celta de Vigo (Espanha) x Shakhtar Donestk (Ucrânia)
Olympiacos (Grécia) x Osmanlispor (Turquia)
Gent (Bélgica) x Tottenham Hotspur (Inglaterra)
FC Rostov (Rússia) x Sparta Praga (República Checa)
Krasnodar (Rússia) x Fenerbahçe (Turquia)
Borussia Mönchengladbach (Alemanha) x Fiorentina (Itália)
AZ Alkmaar (Holanda) x Lyon (França)
Hapoel Beer Sheva (Israel) x Besiktas (Turquia)
PAOK (Grécia) x Schalke 04 (Alemanha)

Dentre os confrontos de destaque, o inglês Manchester United tricampeão da CL, mas que nunca venceu a EL (nem no período Taça UEFA) se defrontará contra o tradicional Saint-Étienne, dez vezes campeão francês e vice-campeão da CL (ainda Copa dos Campeões), na temporada 1975/1976.

O espanhol Villarreal do brasileiro Alexandre Pato, fará um confronto interessante contra italiana Roma, equipe tarimbada em competições europeias. O alemão Borussia Mönchengladbach carrega algum favoritismo, após ter sido eliminado da CL num grupo duro que incluía Barcelona e Manchester City.

Bi-campeão da EL ainda no período Taça UEFA, o ‘Gladbach enfrentará a tradicional Fiorentina, também da Itália.

As partidas de ida da fase 16-avos de final da Europa League estão marcadas para acontecer em 16 de fevereiro de 2017, com os jogos de volta marcados para 22 e 23 de fevereiro.