Manchester United: a espera em calmo desespero

O inglês Manchester United retorna a campo nesta quinta-feira, recebendo o turco Fenerbahçe no Old Trafford (Manchester/Inglaterra). A partida valerá pela terceira rodada da fase de grupos da Europa League. Os times integram o grupo A, onde a equipe turca lidera com 4 pontos.

O United se vê no terceiro posto (3 pontos), numericamente empatado com o segundo colocado nos critérios de desempate, Feyenoord. Para os red devils de José Mourinho tem-se um momento incômodo, devido à criticas ao trabalho do lusitano que já haviam e se intensificaram um pouco mais. Isso após o empate sem gols diante do rival Liverpool, pela Premier League na última segunda-feira.

O periódico inglês The Guaridan ressaltou perguntas feitas pela imprensa à Mourinho, na véspera do confronto pela EL. Os jornalistas relembraram uma ocasião em dezembro de 2006, em que Mou à frente do Chelsea elencou nove atletas blues, à época tidos como “intocáveis” no time titular.

Mourinho desqualificou a colocação, afirmando que a questão estava atrelada a um contexto de mais de dez anos atrás, numa Premier League drasticamente diferente da atual. O lusitano afirmou que “intocável” e imutáveis são o “espírito”, o “compromisso de todos para com o clube” e o respeito para com a torcida. Segundo Mourinho a escalação dos atletas não é imutável.

Na Inglaterra, a imprensa dá entender um privilégio no time titular endereçado a Paul Pogba e Zlatan Ibrahimović, além de questionar de forma intempestiva a atual condição de reserva do capitão Wayne Rooney. Mourinho aliás, não deu garantia alguma de titularidade à Rooney, afirmando que o atacante tem treinado normalmente.

Além dos craques…

Fora os atletas de maior renome, Mourinho afirmou que o lateral-esquerdo Luke Shaw deve retornar após recuperar-se de um problema na virilha. Shaw foi criticado publicamente por Mou, tal qual alguns outros atletas no início da temporada. O lateral se vê ausente desde 18 de setembro, devido a lesão agora recuperada.

O Guardian ressaltou palavras do jovem lateral, questionado sobre as críticas de Mou. Shaw respondeu de forma afirmativa e madura, ressaltando que tem capacidade para lidar com as cobranças. O lateral também foi abordado por questões sobre Pogba e Ibrahimović.

Shaw descreveu que ambos possuem uma “aura massiva” e que se dedicam muito aos treinos. Segundo o lateral inglês, ambos estão se adaptando rapidamente ao futebol britânico e todo o grupo já os tem enquanto fatores importantes, para se obter novas vitórias. Não parece haverem problemas de relacionamento entre Pogba/Ibrah e o restante do elenco.

Outro que deverá ser titular nesta quinta-feira é o jovem Marcus Rashford. A imprensa questionou qual será a classificação dada ao jogador de 18 anos, que pode disputar a EURO sub 21 pela Inglaterra no próximo verão europeu.

Mourinho respondeu que se Rashford continuar a ser convocado pela seleção principal, “não faz sentido” tratá-lo como atleta que não do “time A”. O lusitano afirmou que o provável é que Rashford venha a ser tratado dentro de Old Trafford, já como um atleta sub 23.

O confronto com o Fenerbahçe marcará o retorno do ídolo holandês Robin van Persie, ao Old Trafford. O atacante hoje com 33 anos fez parte do grupo red devil que obteve o último título da Premier League, na temporada 2012/2013.

Ademais, Van Persie é um ídolo do futebol inglês, uma vez que atuou também pelo Arsenal. O atacante que disputou o Mundial 2014 pela seleção holandesa, se juntou aos turcos na metade de 2015.

O Guardian pressupõe uma provável escalação do United com um time misto: Romero, Darmian, Fosu-Mensah, Rojo e Shaw. Herrera, Carrick, Mkhitaryan, Juan Mata e Martial. Rooney.

No Brasil a Esporte Interativo exibirá Manchester United e Fenerbahçe nesta quinta-feira às 17 hr (horário de Brasília).

Imagem de Mourinho: Carl Recine/Reuters

Alexandre Kazuo
Alexandre Kazuo é blogueiro de futebol há mais de 10 anos. Ex-colaborador do Trivela (2006-2010) e ex-blogueiro do ESPN FC Brasil (Lyon). É mestre em filosofia contemporânea e também procura por cultura pop, punk/rock/metal. Twitter - @Immortal_Kazuo
Top