Quartas de final da Champions League: PSG x Barcelona.

Nesta semana acontecem as primeiras partidas de ida válidas pelas quartas de final da Champions League 2012/2013. Na terça feira as atenções se voltam para o Parc des Princes em Paris. O neo-zilionário Paris Saint-Germain pode ser um dos últimos clubes geridos por petrodólares de xeques megalomaníacos, a figurar na final de uma CL.

Isso tendo em vista o fair play financeiro que a UEFA deve impor a partir da próxima temporada. O PSG pode avançar às semifinais caso vença…o Barcelona! Em extremos opostos estão o clube parisiense e o clube catalão.

O PSG avançou de forma até tranquila ao enfrentar o Valencia pelas oitavas de final (vitória por 2×1 fora de casa e empate em 1×1 em casa). Recebeu na janela de inverno o reforço de David Beckham, que, para além de sua idade avançada, pode garantir contenção de bola e qualidade de saída de jogo, no meio de campo.

Era algo que o PSG não possuía em seu plantel. Zlatan Ibrahimović expulso aos 46 min do segundo tempo da partida de ida contra o Valencia, tinha suspensão prevista para dois jogos, diminuída para apenas uma, já cumprida na partida de volta contra o mesmo Valencia.

Enfrentando problemas físicos nas últimas rodadas, o atacante Lucas, o volante Thiago Motta e o zagueiro Thiago Silva devem estar a disposição do técnico Carlo Ancelotti, bi-campeão da CL pelo Milan. Pela Ligue 1, o PSG lidera o torneio com sete pontos de vantagem sobre o vice-lider Olympique de Marseille. Os parisienses bateram o Montpellier por 1×0 na rodada do último fim de semana.

Velha ordem, nova ordem.

O PSG dispõe do que de melhor os petrodólares podem pagar. Possivelmente se postará num 4-4-2 com possibilidade de disposição em 4-3-3 ou 4-5-1. Se por um lado falta camisa, há atributos que condicionam o PSG a se candidatar a uma vaga na final, sim.

Tem um técnico experiente e vitorioso na competição (Ancelotti), um jovem em ascensão (Lucas); um craque com algo a provar, Zlatan Ibrahimović, que teve uma passagem pouco expressiva pelo clube catalão. Além de atletas experientes e também vencedores da CL, Thiago Motta (campeão pela Inter em 2010) e Beckham (campeão pelo Man. United em 1999). Este PSG ostenta o vislumbre da velha ordem futebol europeu.

No extremo oposto temos o virtual campeão espanhol Barcelona que ressurgiu categoricamente diante do Milan nas oitavas de final. Após perder por 2×0 em Milão, o Barça destroçou o rossonero na Catalunha impondo 4×0, em noite esplendorosa de Messi. Por La Liga, o Barça obviamente segue líder tendo empatado em 2×2 contra o Celta neste último fim de semana.

Este é um Barcelona que prossegue campanhas vitoriosas desde a CL de 2009, valorizando atletas oriundos de suas canteiras e alicerçado por Lionel Messi, quatro vezes vencedor da Bola de Ouro nas ultimas quatro disputas. Além de Messi, há uma geração vitoriosa de atletas espanhóis como Piquet, Xavi, Iniesta, Fàbregas e David Villa todos presentes nos titulos da furia da EURO 2008, Mundial 2010 e EURO 2012.

É o melhor Barcelona de todos os tempos, aquele cuja gestão administrativa/futebolística tornou-se modelo para os grandes clubes europeus. É o Barcelona que ostenta o irradiar da nova ordem do futebol europeu.

PSG x Barcelona terá transmissão de duas grandes emissoras da tv aberta e de longe representa o confronto mais vistoso das quartas de final desta CL!

Palpite de chances de classificação deste que vos escreve: PSG 49% x 51% Barcelona.

Alexandre Kazuo
Alexandre Kazuo é blogueiro de futebol há mais de 10 anos. Ex-colaborador do Trivela (2006-2010) e ex-blogueiro do ESPN FC Brasil (Lyon). É mestre em filosofia contemporânea e também procura por cultura pop, punk/rock/metal. Twitter - @Immortal_Kazuo
Top