A questão Pirlo

As vésperas do clássico entre Milan 1×0 Juventus, válido pela Série A e ocorrido neste domingo o site Goal.com traduziu sabe-se lá se de uma coletiva concedida ou de alguma nota vinda de outro veículo, um dito do meia Andrea Pirlo.

Não havia fonte, logo este que vos escreve acredita que tenha sido algo dito numa entrevista coletiva, onde Pirlo explicava que Massimiliano Allegri foi o motivo de seu desligamento do AC Milan há uma temporada e meia. Segundo a nota traduzida, Pirlo explicou que Allegri queria adiantá-lo no meio de campo.

Aos 33 anos, Pirlo acreditava que ainda poderia atuar como low playmaker a frente da defesa como vinha fazendo desde a gestão Carlo Ancelotti. Mais além outro detalhe contratual, já conhecido foi mencionado pelo meia, o tempo de contrato proposto pelo Milan era menor do que ele Pirlo vislumbrava.

Allegri chegou em Milanello na temporada 2010-2011, Pirlo, que praticamente não atuou na temporada ainda fazia parte do grupo que acabou campeão italiano. Após a conquista o Milan estendeu o contrato dos ‘senadores’ (Inzaghi, Nesta, Seedorf) por mais uma temporada. Pirlo queria dois anos e foi para a Juventus.

Outro ponto veiculado pelo site Trivela há algumas semanas atrás, também deve ter pesado, acerca da ‘quase ida’ de Pirlo para o Chelsea. Antes de mais ninguém, o editor deste blog Cassiano Gobbet mencionou que Carlo Ancelotti tinha a intenção de levar Pirlo consigo para o Chelsea quando partiu para Londres na temporada 2009/2010. Gobbet o disse na época em que a situação quase aconteceu neste blog ainda em sua encarnação inicial (clique aqui).

Ao que parece, tudo estava certo mas a transação fora vetada pela diretoria do Milan que acabava de vender Kaká para o Real Madrid. Pirlo poderia ser agraciado pela tradução blue de bem receber italianos após serviços prestados por Gianfranco Zola.

Na nota do Goal.com Pirlo diz que Allegri acreditava que outros poderiam render melhor a frente da linha defensiva milanista. A realidade é que Pirlo, um ‘gênio renascentista’ na opinião do técnico alemão Joachin Low realmente parecia ‘incabível’ no módulo vislumbrado por Allegri.

O meia oriundo da Internazionale onde chegou a atuar até como segundo atacante, poderia cumprir a função mais ofensiva proposta por Allegri. Entre 2010 e 2011 porém, Allegri podia se dar ao luxo de aposentar Pirlo, por deter uma variação ofensiva que tinha Ibrahimović, Cassano, Pato e Robinho. Neste citado período até Thiago Silva chegou a ser adiantado para a cabeça de área.

Voltando um pouco mais no tempo, o Milan 2007 campeão europeu no canto do cisne de Maldini, Nesta, Gattuso e Seedorf, tinha Pirlo regendo aquele meio de campo sim. Porém, Carlo Ancelotti postou no setor um Ambrosini a mais com a saída de Shevchenko. Kaká então em fase esplendorosa, flutuava entre meio de campo e ataque com Inzaghi (ou Gilardino) isolado na área.

Hoje Allegri tem priorizado marcadores viscerais a frente da linha defensiva, como De Jong ou Nocerino. Montolivo, contratado para suprir a saída de Pirlo tem certeza de que ainda não é metade do que Pirlo representou para o Milan. Porém é mais jovem e fisicamente mais robusto do que o camisa 21 bianconero.

Este que vos escreve recorda-se de um amistoso entre Brasil e Itália (creio) no primeiro semestre de 2009, quando Pirlo dominou uma bola na frente da defesa italiana e a perdeu para Robinho, que superou Legrottaglie e Cannavaro e marcou o gol. Sim, Pirlo funciona inserido ao meio de campo robusto ostentado pela Juventus e já na temporada passada Antonio Conte adaptou seu time ao meia.

Pirlo tinha motivos para abandonar Milanello e Allegri teve ‘peito’ para aposentar os ‘senadores’ do rossonero. Porém Pirlo poderia ser o elemento que tem faltado ao setor de criação ofensiva do Milan.

Alexandre Kazuo
Alexandre Kazuo é blogueiro de futebol há mais de 10 anos. Ex-colaborador do Trivela (2006-2010) e ex-blogueiro do ESPN FC Brasil (Lyon). É mestre em filosofia contemporânea e também procura por cultura pop, punk/rock/metal. Twitter - @Immortal_Kazuo
Top