Milan no mata-mata da CL 2012/2013

Agraciado com a sorte de ser incluso num grupo fácil, o Milan após vencer o Anderlecht por 3×1 na Bélgica já se vê no mata-mata da Champions League, ostentando oito pontos. A outra vaga do grupo C com certeza ficará com a zebra azul e branca, Málaga que já contabiliza onze pontos.

Massimiliano Allegri teve um ‘tempo’ aquele que Roberto Di Matteo gostaria de ter tido no Chelsea. Numa situação até pior do que a dos blues, em termos de ‘material humano’ Allegri organizou sim um Milan com as peças que tinha a disposição. Não, o rossonero não fará frente a Juventus na Série A, figurará nos playoffs da CL e com um ou dois reforços da janela de inverno pode obter uma vaga para a próxima CL.

Contra o Anderlecht que pecava com a falta de precisão ofensiva, Allegri dispôs Abbiati, De Sciglio, Mèxes, Yepes e Constant. De Jong, Nocerino, Montolivo e Boateng. Bojan e El Sharaawy. O Milan saiu na frente no começo do segundo tempo em cruzamento primoroso de De Sciglio para El Sharaawy que anotou Milan 1×0.

Pouco depois após expulsão de um defensor belga posterior a falta cometida em Pato, Montolivo lançou e Mèxes improvavelmente fez o gol da rodada, numa bicicleta ‘a lá Ibrahimović’. Milan 2×0. Os belgas chegaram a diminuir e no fim da partida, Pato que entrou no decorrer do segundo tempo anota o terceiro após assistência de El Sharaawy. Final Anderlecht 1×3 Milan.

Stepahn El Sharaawy sem duvida é o nome de Milanello neste primeiro turno. Ouviu-se até rumores de que o Mourinho e o Real Madrid estariam interessados em seu futebol. Ainda no setor ofensivo milanista, Pazzini não se firmou, Pato saiu de campo na Bélgica reclamando e reivindicando aumento salarial, Robinho segue no banco.

Bojan e Emanuelson disputam uma posição onde o primeiro pode aparecer pelo lado direito do ataque e o segundo flutuando entre a parte externa esquerda de meio campo e ataque. A exceção de Prince Boateng o meio parece razoável com De Jong, Nocerino e Montolivo em muitos momentos atuando como low playmaker como fazia Pirlo.

Como suplentes ali Allegri tem Flamini, Ambrosini e Muntari que se vê lesionado. Já Boateng, parece algo similar a Diego Souza, Thiago Neves, Carlos Alberto.

O pior problema a ser resolvido por Allegri era a defesa num mundo rossonero pós Thiago Silva. Para disputas da CL a dupla Yepes/Mèxes parece a mais cabível pela experiência de ambos. O editor deste blog numa ocasião a pouco tempo enalteceu Cristian Zapata ex-Udinese, clube que o editor mesmo acompanha frequentemente.

Se De Sciglio se firmar na direita, já será um grande feito de Allegri que ‘inventou’ o meia Kevin Constant na lateral esquerda. O Milan não tem peças minimamente confiáveis para os lados externos da defesa desde 2007 quando Oddo e Jankulovski atuaram pelos setores na final da CL vencida pelo rossonero.

Os rumores mais alardeados de nomes supostamente buscados pelo Milan são os de Nani, que realmente pode sair do Manchester United, e que fez uma boa EURO por Portugal em junho passado. O lateral esquerdo Fabio Santos do Corinthians que há algumas semanas andou sendo relacionado ao futebol italiano, e seria uma opção interessante para a lacuna do lado defensivo esquerdo.

Além de Balotelli já tido como negociável pelo Manchester City. Lembrando que o atacante ítalo-ganês protagonizou diversas polemicas afirmando torcer para o Milan nos seus tempos de Internazionale.

Neste domingo o Milan enfrenta Juventus em clássico válido pela Série A!

Alexandre Kazuo
Alexandre Kazuo é blogueiro de futebol há mais de 10 anos. Ex-colaborador do Trivela (2006-2010) e ex-blogueiro do ESPN FC Brasil (Lyon). É mestre em filosofia contemporânea e também procura por cultura pop, punk/rock/metal. Twitter - @Immortal_Kazuo
Top