Luis Fabiano x Adriano: uma disputa que não existe

Rapidamente, falando sobre as duas apresentações da semana que mais chamam a atenção: Luis Fabiano e Adriano. As comparações cessam aí, no alcance mediático: o primeiro tem uma carreira consistente na Europa, onde era titular de um time importante do continente e tido como um profissional de quem a torcida gostava. Mas importante que isso, é um jogador que poderia ter ido atuar em grandes equipes do futebol europeu, que foi titular na Copa passada. Ao contrário de Adriano, Ronaldinho Gaúcho, Roger, Carlos Alberto, Roberto Carlos entre outros, Luis Fabiano volta ao Brasil ainda como atleta de ponta, podendo dar ao São Paulo (dependendo de sua condição física) um futebol equivalente ao das maiores ligas do mundo.

Já Adriano, hoje, é um fantasma, que vive de uma imagem criada por cerca de um ano entre Inter e Parma, no qual era mesmo um centroavante assombroso. Um factóide que tem talento, mas parece irremediavelmente perdido num drama pessoal. Talvez a imprensa dispense aos dois a mesma atenção (até porque Adriano vai para um clube no qual até a contratação de Walter Minhoca tem uma reverberação fantástica), mas não se trata de eventos similares – pelo menos não dentro de campo nos últimos cinco anos. Adriano é a primeira jogada de marketing de Ronaldo como empresário e num clube que está se tornando um ambiente muito favorável para a atuação de interesses externos. Se Adriano jogar dez vezes mais do que fez na Roma, ainda assim, fracassará. E se ninguém próximo dele se der conta de que ele precisa de acompanhamento médico, ele fracassará tembém em sua vida.

Cassiano Gobbet
Cassiano Gobbet é jornalista, formado pela Universidade de São Paulo e mestre em jornalismo digital pela Bournemouth University.
Top