Apresentação da temporada – Cagliari

O Cagliari tem um dos presidentes que lutam pelo posto de “Matraca de Ouro” na Itália. Massimo Cellino, um empresário do setor imobiliário (mas não só) que vive em Miami demite técnicos quando estes não adotam suas escalações e nessas, ele perdeu um dos melhores treinadores da nova geração italiana, Massimiliano Allegri, que foi para o Milan, onde terá sua prova de fogo. Com Pierpaolo Bisoli, de 43 anos, está em seu quinto clube e pela primeira vez dirigirá na Série A, depois de ter promovido o Cesena na Série B passada.

Bisoli não é bobo e manterá o mesmo esquema do 4-3-1-2 de Allegri e feita exceção a Acquafresca (que já passou pela Sardenha entre 2007 e 2009), o elenco é o mesmo. A defesa segura manteve Astori ao lado de Canini que têm dois laterais ativos na marcação. No meio-campo, Biondini e Conti têm a função do primeiro combate, enquanto Lazzari, um externo de meio-campo de origem, tem a liberdade de buscar as faixas laterais para tabelar com o trequartista Cossu. Ataque? Matri e Acquafresca devem fazer uma boa dupla, embora nunca duvide do veterano brasileiro Jeda, que sempre acaba achando uma vaguinha de titular.

É difícil que o Cagliari apresente mais algum grande reforço, porque Cellino tem a língua bem maior do que o bolso. Sem lesões, consegue evitar o rebaixamento sem grande drama, mas há a presença do imponderável. Caso algum nome chave como Marchetti ou Conti se contunda, as alternativas são escassas. De qualquer forma, entre os pequenos, é um dos que tem um time mais acertado.

Cagliari (4-3-1-2): Marchetti; Pisano, Canini, Astori, Agostini; Biondini, Conti, Lazzari; Cossu; Matri, Acquafresca (Jeda).

Treinador: P. Bisoli.
Ponto Forte: entrosamento
Ponto Fraco: elenco curto.
Promessa: D. Ragatzu (atacante)
Destaque: F. Marchetti (goleiro)

Prognóstico: pode salvar a pele sem sustos se nada der errado.

Clique aqui e veja a lista de transferências na Itália em 2010.

Cassiano Gobbet
Cassiano Gobbet é jornalista, formado pela Universidade de São Paulo e mestre em jornalismo digital pela Bournemouth University.
Top