Flamengo x Flamengo

Sei que este texto tem alto potencial de cair em alguma comunidade rubronegra xiita, tipo “Brigada dos Mártires da Gávea”, mas é preciso que a nota seja feita ANTES do acontecido.

Semanas atrás, eu afirmei que não acreditava no Flamengo campeão. Não pelo seu time mas pelo peso de sua aura, pela incapacidade to quadrinômio torcida-imprensa-elenco-diretoria de saber lidar com o entusiasmo. O hábito incorrigível de subir arrotar vitória antes de mastigar a disputa fez com que o Fla – por exemplo – sucumbisse a um América do México inferior na Libertadores, tendo vantagem e dentro do Maracanã.

Neste Brasileiro, confesso que estou surpreso com a firmeza flamenguista até aqui. O time não se deixou levar pelo elogio fácil em momento nenhum nas últimas rodadas.  Mas cuidado rubronegro: a soberba já está dando as caras. Começar a discutir o que será feito depois de virar líder ou prever assédio em cima dos jogadores são coisas para serem discutidas depois de virar líder – pelo menos publicamente. O favoritismo da imprensa pelo Flamengo – particularmente a carioca – começa a contaminar os atletas e era esse o grande inimigo ao qual me referi há cerca de um mês, o “Fator Flamengo”.

Até aqui, o Fla está segurando a onda – e diga-se que segurar o entusiasmo é muito mais difícil na Gávea do que em qualquer outro clube. O time está jogando bem, tem recursos para ser campeão e tem uma desvantagem em pontos absolutamente “tirável”. O maior inimigo do Fla não é o São Paulo (que também é um adversário difícil), mas a ansiedade e a arrogância de achar que já ganhou.

PS: a situação de entusiasmo me lembra o ocorrido com o Flu antes da final da Libertadores. Entre todas as vozes da TV à época, a única que me recordo que remava contra a maré e dizia que a LDU era sim um perigo era a de André Loffredo, do Sportv. O “Fator Flamengo” também se veste de outras cores e adota outros nomes…

Cassiano Gobbet
Cassiano Gobbet é jornalista, formado pela Universidade de São Paulo e mestre em jornalismo digital pela Bournemouth University.
Top