Será que ele quer mesmo?

Nestes últimos momentos de Eliminatórias para a Copa de 2010, quando estamos gostosamente classificados e assistindo o calvário argentino, discussões de detalhes vêm à tona. Por exemplo: Fábio Aurélio merece uma chance na Seleção?  Diego merece mais oportunidades? E finalmente, a pergunta mais “pop”: Dunga deve convocar Ronaldo? A resposta parece vir do próprio Ronaldo. E é não.Vamos lá: pegue um atleta “top”. O melhor do mundo. O atacante mais letal de sua geração e um dos maiores do mundo em todos os tempos. O recordista de gols em copas do mundo. Coloque nesse atleta uma lesão seríssima em cada joelho e um histórico recente que envolve uma polêmica na qual o mesmo se apresentou com 100kg numa Copa do Mundo na qual ele deveria arrastar a Seleção ao Hexa.

Se esse jogador – agora com 33 anos – se diz disposto a lutar por uma vaga na Seleção, o que se imagina dele? Um comportamento de atleta exemplar, com esforços sobrehumanos para recuperar a melhor forma física, vida social reduzida ao mínimo e concentração total e irrestrita no seu time, certo? Certo.

Ronaldo faz esse perfil? Claro que não. É exatamente o oposto. Ronaldo leva uma vida de jogador em fim de carreira, já rico, muito rico, cansado da desumana rotina de um atleta de ponta com inúmeros compromissos publicitários para quem o clube não chega a ser um problema, mas dificilmente é a fonte de suas preocupações (basta a ver o pedido para receber o cartão amarelo que lhe pouparia de ter de jogar em Recife).

Ronaldo esteve determinado no começo desta temporada. Fez um mínimo de esforço para sair de uma semi-obesidade e assim, em condições físicas “só” precárias, fez chover. O detalhe é que ele fez chover no Paulista e Copa do Brasil, torneios nos quais os rivais eram muito questionáveis. No Brasileiro, Ronaldo dá conta, mas com a forma física atual, não pode fazer chover, a não ser contra os últimos da tabela.

Quando o preparador físico do Corinthians vem a público e diz que o problema de Ronaldo é “retenção de líquidos” e as pessoas compram a explicação, visivelmente um xinga de burro e o outro abana a orelha. “Retenção de líquidos” não explicariam o formato cilíndrico de Ronaldo nem que ele tivesse morrido afogado. Aliás, até um componente de irresponsabilidade está em jogo, porque o peso de Ronaldo certamente está colocando seus joelhos em risco.

Ronaldo quer mesmo ir para a Copa? Não parece. Pelo menos, parece que quer menos do que continuar a ter uma vida menos regrada, uma vida de quem já não tem mais nenhum horizonte a conquistar. Se estivesse disposto de verdade, estaria treinando como um animal e não com uma forma física de “masters”. É possível que, mesmo gordo como está, ele consiga fazer chover em jogos do Brasileiro. Sim, é. Para a Copa do Mundo, contudo, não basta

Anteriores

A roleta de rendimento na altitude

Próximo

Me engana que eu gosto

4 Comments

  1. Cassiano Gobbet

    Na logica do Dunga, pelas convocações, sim, é o Tardelli. Seguindo a lógica da física e da natureza, o óbvio seria um centroavante. No momento, além do Grafite, não me ocorre ninguém. pela logica do Dunga, poderiam ser, além do tardelli, tb Vagner Love ou Jô, os outros que ele convocou. São bons jogadores, mas para ser centroavante titular do Brasil não.

  2. E olha que Ronaldo é mais novo que Veron e Palermo, no momento indispensaveis para a Argentina.

  3. Gilson

    “Retenção de líquidos”? Foi essa mesmo a explicação? É sério? Certeza absoluta que isso não foi dito em tom de galhofa no fim de uma coletiva de imprensa? :-S

    Não pode ser! Ha ha ha… ha ha ha…

  4. Estou contigo nessa. Não há razão para levar Ronaldo agora. Se em 2006 ele não demonstrou vontade, por que teria agora? Naquela época faltou comprometimento, algo que continuo sem notar nele.
    Mudando um pouquinho de assunto, ainda tenho uma dúvida sobre a montagem do ataque brasileiro. Se Robinho e Nilmar disputam a posição de segundo atacante com Tardelli olhando de longe, enquanto Luís Fabiano é o titular da camisa 9 com Adriano fazendo sombra, quem seria a opção caso o Fabuloso ou o Imperador venham a ter algum problema? Afinal, Pato não vingou (ainda) e Grafite não foi testado.
    Abraço.
    Ps: Se responder que Tardelli tbém ocupa essa reserva foi ficar ainda mais preocupado. Seria uma espécie de Viola 94 piorado ou um Guivarch brasileiro…

Os comentários estão desativados.

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén

Top