A Copa Itália teve na semana passada

Copa Itália

A Copa Itália teve na semana passada a rodada de retorno da 1ª fase. De uma maneira geral, deu a lógica, e os grandes times passaram à fase seguinte. Como ‘surpresas’, as desclassificações de Piacenza, Salernitana e Empoli respectivamente por Lecce, Atalanta e Castel di Sangro (times que não estão na série A). O maior destaque foca por conta do Milan, que perdeu para o Torino na partida de ida, por 2×0, na casa do adversário. Em casa, prevaleceu o nível do elenco milanês, e deu Milan 3×0, com um gol de Bierhoff a quatro minutos do fim. Cabe lembrar que o Torino teve três jogadores expulsos. Os resultados:

Vicenza* 3 x 0 Brescia
Juventus* 4 x 0 Ravenna
Venezia* 2 x 1 Cagliari
Bologna* 3 x 0 Reggina
Verona 1 x 0 Sampdoria*
Piacenza 2 x 3 Lecce*
Fiorentina* 2 x 0 Padova
Empoli 0 x 0 Atalanta*
Udinese* 4 x 0 Gualdo
Bari* 2 x 0 Lucchese
Milan* 3 x 0 Torino
Genoa 0 x 1 Parma*
Cosenza 0 x 2 Lazio*
Salernitana 0 x 2 Castel di Sangro*
*Classificados para as oitavas-de-final

A Rodada

Bari 0 X 0 Bologna
O time do Bologna foi a Bari para enfrentar o modesto time local, mas que faz uma campanha surpreendente, com cinco pontos em três rodadas, estando a um ponto de Milan e Juventus. O placar não revela a partida disputada que aconteceu, com os dois times buscando o gol, naturalmente com uma maior iniciativa do time da casa. Fato que se confirma quando observamos os destaques do jogo: os atacantes Masinga e Osmanovski, do Bari, e o goleiro Antonioli, do Bologna. E como detalhe final, não foi desta vez que o avante Beppe Signori se apresentou bem.

Milan 1 X 3 Fiorentina

Quem esperava ver Bierhoff, viu Batistuta dar um show, e bater seu recorde de gols em um jogo em Milão. Batigol, um dos três melhores do mundo, na minha opinião (junto com Ronaldo e Del Piero) fez três gols, e deixou a Fiorentina de Cláudio Carsughi na liderança isolada  do campeonato, favorecido pelas derrotas de Milan e Juventus. Bierhoff até deixou o seu (até agora, só não marcou em um jogo pela Copa Itália; fez em todos os outros), mas a partida perfeita da Fiorentina, que se aproveitou do contra-ataque e matou o Milan, com o talento do atacante argentino. Ao Milan resta o consolo de não ter jogado propriamente mal, mas sim ter tido o azar de encontrar o adversário inspirado.

Parma 1 X 0 Juventus

O Parma torrou uma boa grana para este ano, mas o time ainda não se encontrou. Esta vitória, ainda que num jogo feio, com chuva, e num gol chorado, pode dar uma tranqüilidade para o time parmesão (que ainda não tinha vencido). Dino Baggio foi o autor do gol, contra uma Juventus também pouco inspirada, e prejudicada por muitas alterações em sua defesa.

Roma 2 X 0 Venezia

Uma defesa brasileira, com Cafú, Antonio Carlos, e Aldair (mais o francês Candela) viu o italiano DelVecchio dar a vitória à Roma, com dois gols seus. A Roma bateu o simplório Venezia com um time ofensivo (no meio campo, apenas um homem de marcação, Tommasi), e com boas atuações de Di Biagio e Alenichev. Mesmo tendo chutado 14 vezes contra o gol romano, o Venezia pouco ameaçou os anfitriões, que seguem em boa campanha.

Udinese 2 X 0 Salernitana

Outra vez o time de Udine deu graças a Deus por Ter em campo o brasileiro Amoroso. O atacante já fez cinco gols em três rodadas (marcou em todas) e tem sido o fator de desequilíbrio do time friuliano. Pior para a Salernitana, que não é um mau time, mas já perdeu as três partidas iniciais, e pode estar dando sinais de que volta para a série B ano que vem. É verdade que muita água vai rolar, mas o Italiano não é como o brasileiro, que os times têm campanhas irregulares, possibilitando reações. Amoroso tem de ser chamado por Luxemburgo já!

Empoli 1 X 2 Internazionale

Gigi Simone não perde a mão, e mais uma vez armou uma retranquinha malandra. Sem Ronaldo, ainda estropiado pela seleção de Zagallo, e sem Baggio nem Zamorano, também machucados, o ataque ficou na mão do burocrático Djorkaeff e do jovem e promissor Ventola. Resultado: o Empoli saiu na frente, e a Inter teve de correr atrás da recuperação. Bergomi, o símbolo da Inter empatou, e Ventola virou ainda no primeiro tempo. Ainda bem para a Inter, pois o segundo tempo foi embaixo de um dilúvio que transformou o campo em um aquário. Um jogo horroroso.

Piacenza 2 X 0 Vicenza

Um bom jogo que colocou o Piacenza em boa situação na tabela, e mostrou mais uma vez como mesmo os times mais modestos tem esquadras convincentes. Jogando em casa, e pela primeira vez podendo utilizar todos os titulares, o anfitrião deixou a educação de lado e papou os três pontos. Para isso segurou um incisivo Vicenza que vendeu caro a derrota. O Piacenza surpreende na temporada. Eu mesmo pensava que fosse candidato sério ao rebaixamento.

Perugia 2 X 2 Lazio

Quebra – quebra na bela Perugia. Os torcedores da Lazio não se conformam em ter um timaço só no papel. Vendo o modesto Perugia parar um elenco milionário, os torcedores romanos fecharam um cacete épico no Estádio do Perugia. Polícia, cachorros, gás lacrimogêneo…Só não teve futebol. Aliás, a Lazio não perdeu graças a uma falta batida por Mihajlovic.

Cagliari 5 X 0 Sampdoria

A maior humilhação do campeonato até agora. O elenco da Samp é modesto, é verdade. Mas tomar de cinco de um time vindo da série B foi demais. Um show de bola do time sardo, que se aproveitou do primeiro gol para aplicar uma sonora goleada. Dominou o tempo todo o time genovês. E vamos e venhamos. Um time que contrata Catê (é, aquele do São Paulo) é porque não está no caminho certo…

Cassiano Gobbet
Cassiano Gobbet é jornalista, formado pela Universidade de São Paulo e mestre em jornalismo digital pela Bournemouth University.
Top