A semana na Itália

Copa UEFA

A segunda competição mais importante da Europa começou nesta semana com bons resultados para os times italianos. A única decepção foi a derrota do Parma para o Fenerbahce, na Turquia. Apesar do time turco não ser uma má equipe, a milionária prima do Palmeiras não vem se apresentando bem. Os jogadores de meio-campo, todos muito bons, ainda não se entendem, e os atacantes Balbo e Asprilla (esse sim, meio mal) estão um pouco órfãos. A Udinese cedeu um empate para o Bayer Leverkusen de Paulo Rink e Zé Roberto, em casa, tendo agora a difícil tarefa de vencer fora. A Roma venceu bem o Silkeborg fora de casa (com um golaço do meia russo Alenichev), e a Fiorentina venceu o croata Hadjuk Split em Firenze, com uma ‘dopietta’ de Edmundo. Por fim, o Bologna foi à Portugal e venceu o Sporting por 2×0. E com um detalhe infeliz para os palmeirenses. Um dos gols foi marcado pelo jovem e promissor Eriberto, vendido meses atrás. 
A primeira rodada da Copa UEFA não costuma ser muito dura, mas é comum que times grandes sejam eliminados nesta fase por menosprezarem adversários.

Copa dos Campeões

Não foi um bom começo para as equipes italianas. A Juventus sem três titulares em sua defesa (Ferrara, Iuliano e Montero) perdeu ainda Peruzzi (expulso) e acabou cedendo um empate para os turcos do Galatasaray, em Torino. Pontos importantes que podem fazer falta mais adiante. A outra decepção foi o péssimo futebol exibido pela Internazionale contra o Real Madrid, em Sevilha.O treinador Gigi Simone matou a Inter ao escalar um time retrancado de forma estúpida. Horrível…

A Rodada

Bologna 1 X 3 Udinese

Jogo duro, mesmo que o placar não revele isto. O Bologna vendeu caro a sua derrota, que só aconteceu porque o avante russo perdeu um pênalti, quando o jogo estava 2 x 1 para a Udinese. Dois gols de Amoroso, que deve ser um dos destaques do campeonato. Mesmo tendo perdido os dois primeiros jogos, o Bologna deve disputar uma das vagas para a Copa UEFA neste ano, principalmente depois que o técnico Mazzone puder contar com Paramatti, Ingesson e Andersson, titulares absolutos, indisponíveis nas primeiras rodadas. Mesmo chutando mais do que a Udinese, o Bologna não foi eficiente, deixando claro que Beppe Signori ainda não encontrou o seu melhor.

Empoli 0 X 0 Roma

Decepção para os torcedores romanos, que viram uma boa estréia na Série A, na semana passada, e depois uma boa estréia também na Copa UEFA na Quarta-Feira. Um empate com o pequeno Empoli, na casa do adversário, exibindo um futebol modorrento. Especial tristeza pelo pênalti perdido por Luigi Di Biagio, no segundo tempo. O mesmo que perdeu o pênalti que tirou a Itália da Copa do Mundo.

Internazionale 1 X 0 Piacenza

Um magro 1 x 0 foi tudo o que a Inter conseguiu, frente a um limitado Piacenza. O treinador de Ronaldinho, Gigi Simone parece que não compreende que o problema de sua equipe está no meio, repleto de volantes. Hoje, ele tentou reverter a situação pondo Roberto Baggio com Zamorano e Ronaldo. Mas somente depois que Pirlo entrou no meio – campo é que a Inter melhorou (a exemplo da semana passada). Sofreu um pênalti, convertido por Ronaldo, que apanhou horrores. Simone ainda não convenceu ninguém.

Juventus 1 X 0 Cagliari

Um resultado esperado, mas não fácil no Delle Alpi. A Juve, com ausências na defesa sofreu para passar pelo recém – promovido Cagliari. A volta de Montero na retaguarda ‘bianconera’ diminuiu os seguidos problemas neste setor. Como anfitriã, coube à Juventus a iniciativa, fato que acabou acontecendo, com o time de Torino chutando mais do que o dobro de vezes do time sardo (13 contra 6). Gol marcado por Inzaghi, e ainda com um Del Piero inconsistente. O Cagliari não jogou mal, mas vencer a Juventus em Torino é muito difícil.

Lazio 0 X 0 Bari

Endossando as propaladas dificuldades do campeonato Italiano, o modesto Bari foi à Roma com todos tentando imaginar qual seria o placar da vitória Laziale. Mas não foi isso que aconteceu. O time visitante lutou muito e se aproveitou do desentrosamento e da falta de profundidade da equipe romana, até agora uma decepção, tal o nível de seu elenco. Domínio do time da casa, mas que de nada valeu. Pelo Bari, se destacou o jovem Zambrotta, que é da seleção italiana Sub – 21.

Salernitana 1 X 2 Milan

Em um jogo extremamente agradável de ser visto, o Milan enfrentou um time do bom nível técnico, e muito aplicado na marcação. Mesmo sem jogar tudo o que sabe, O Milan conteve o ímpeto do time de Salerno no primeiro tempo, e esperou diminuir o vigor dos seus marcadores. No segundo tempo, fez valer a maior categoria de seus jogadores, e marcou com Bierhoff e Weah, valorizando também o goleiro Balli, da Salernitana, que fez pelo menos quatro defesas dificílimas. Excelente partida do meia Breda, que fez um belo gol de falta pelo time da Salernitana; e no Milan, ótima partida de Costacurta, voltando de contusão, assumindo o posto de central, e deslocando N’Gotty para a direita.

Sampdoria 1 X 1 Perugia

Mau resultado para o time genovês, já que tudo indica que este ano a diferença entre os clubes é mínima. Qualquer resultado em casa, que não a vitória , pode ser considerado ruim, ainda mais se levarmos em conta que a Samp foi outra que não venceu por perder pênalti (Montella, aos 27’), mesmo tendo dominado a partida e chegado mais ao gol do que o adversário.

Venezia 0 X 0 Parma

O Parma é um sério candidato ao posto do Milan no ano passado. Como o time de Leonardo, a equipe emiliana gastou os tubos, e até agora nada. Na minha opinião, as aquisições não foram ruins, mas superestimou-se Crespo, Balbo e Asprilla, como capazes de acompanharem o excelente meio – campo formado por Fuser , D.Baggio, Boghossian, Benarrivo e Veron. Comprovando isto, o Parma chutou míseras oito vezes durante o jogo, contra seis do simplório Venezia. No fim, até mesmo uma pressão do Venezia o Parma teve de sofrer.

Vicenza 1 X 2 Fiorentina 

Sem  o Animal, a Fiorentina foi à Vicenza e venceu num jogo duríssimo, trazendo pontos importantíssimos. Com uma briga pela vaga de Edmundo, quem acabou entrando foi o italiano Amoroso, deixando Morfeo e Robbiati no banco. Batistuta e Oliveira marcaram para a Fiorentina, que jogou no contra – ataque e é líder, junto com Juventus e Milan.

La Settimana

Edmundo, que marcou os dois gols salvadores da Fiorentina pela Copa UEFA, foi suspenso por dois jogos pela FederCalcio. A primeira de muitas suspensões que virão. Quanto às outras expulsões, Fusco (Salernitana) fica fora por uma partida, assim como Carnasciali (Venezia) e Lombardi (Lazio).

E depois de não conseguir vencer o modesto Piacenza, a Lazio vai mudar para a segunda rodada: sai Sérgio Conceição, para a entrada do jovem Stankovic, meia muito habilidoso. Assim, apenas Venturin fica como volante, Stankovic pela direita, Nedved pela esquerda e De La Peña fazendo o papel similar ao de Zidane na Juventus, chegando como terceiro atacante

Detesto me meter a vidente, mas poderia apostar que o treinador da Internazionale não termina o campeonato (aliás, acho que não chega na metade do primeiro turno). A versão peninsular piorada do Felipão já está balançando. Sua sede de retranca é doentia. Citando: contra o Real Madrid o técnico saiu jogando com cinco defensores (!), três volantes (!?!?!?) e dois centroavantes(?!???). Resultado: morte cerebral no time ‘nerazzurro’, e um festival de faltas que expulsou Fresi aos 36 min do 1º tempo. Um horror. E Roberto Baggio no banco!

Nada a cobrar de um Ronaldinho esquecido na frente

Na transmissão da Cultura de Internazionale X Real Madrid, o informado Flávio Prado disse que o responsável pela reação da Inter contra o Cagliari teria sido Nicola Ventola, autor dos dois gols. Também é verdade, mas o nome que mudou o jogo foi Emmanuelle Pirlo, que deu vida ao meio-campo interista. E da mesma forma, contra o Piacenza.

Cassiano Gobbet
Cassiano Gobbet é jornalista, formado pela Universidade de São Paulo e mestre em jornalismo digital pela Bournemouth University.
Top