No último domingo o Paris Saint-Germain ampliou sua vantagem na liderança da Ligue 1, ao vencer le classique válido pela rodada 27, sobre o rival Olympique Marselha. O PSG venceu o Marselha por 3×0, sendo que as equipes se enfrentam novamente pela Coupe de France, nesta quarta-feira.

A partida da rodada 27 aconteceu em Paris, lembrando que os times empataram em 2×2 na partida do primeiro turno (22/10/2017) disputada no Vélodrome de Marselha, em meio a torcida e clima efervescentes. Naquela ocasião Neymar acabou expulso e o PSG obteve empate em 2×2 nos acréscimos graças a Edinson Cavani.

Súbita segurança defensiva

Em meio à lesão que tirou Neymar de campo no último domingo, nos minutos finais da partida, com Unai Emery já tendo realizado a terceira substituição, pouco se falará a respeito da segurança defensiva apresentada pelo PSG. Com 10 minutos os parisienses já venciam por 1×0 (M’bappé). Com 27 minutos já tinham o placar em 2×0 (gol contra de Rolando).

Em sua quinta aparição pelo PSG (computo total) Lassana Diarra surgiu entre os titulares. Com apenas 57 minutos em campo, Lass obteve números similares aos de Lo Celso (71 minutos) e Rabiot (90 minutos).

Segundo o site Who Scored, Lass realizou 26 passes dos quais 24 foram certos, obtendo 92% de precisão. Lo Celso obteve 95% de precisão (39 passes) e Rabiot 93% de precisão (40 passes), mas ambos estiveram em campo por mais minutos.

O alinhamento inicial teve Areola, Daniel Alves, Marquinhos, Thiago Silva e Kurzawa. Lass, Lo Celso e Rabiot. M’bappé, Cavani e Neymar. Com Lass o 4-3-3 de Emery é realmente funcional. Na prática o PSG teve a consistência defensiva que faltou no 3×1 imposto pelo Real Madrid, pela Champions League, ocasião em que Lass não saiu do banco de reservas.

Fixo na cabeça de área Lass oferece proteção à zaga, dando opção de primeiro combate. Com Lass há um homem a mais na recomposição quando os laterais (D. Alves/Kurzawa) avançam.

Em específico contra o Marselha, Lass Diarra anulou a flutuação exercida por Dimitri Payet, centralizado no 4-2-3-1/4-3-1-2 de Rudi García. Lassana Diarra não é Blaise Matuidi, nem N’Golo Kanté, nem Claude Makelélé, nem o mito Patrick Vieira. Mas é o que o PSG precisa a frente de sua defesa.

Em contraparte é bem verdade que o OM viu-se no sprint físico, ao deparar-se com o PSG. O OM atuou no meio de semana passado, visitando o português Braga e obtendo sua classificação para as oitavas de final da Europa League. O PSG por sua vez folgou enquanto a segunda semana de oitavas de final da UCL acontecia.

Com o PSG disparado na liderança da Ligue 1, a partida que realmente vale para o Marselha, é le classique desta quarta-feira, valendo vaga na semifinal da Coupe de France.

O 3×0 imposto pelo PSG fez com que o terceiro colocado Marselha observasse o Monaco abrindo-lhe dois pontos de vantagem. Os monagescos seguem na vice-liderança com 57 pontos. O PSG tem 71 pontos.

Sortie de but

– O terceiro gol do PSG diante do OM, anotado por Edinson Cavani foi o tento número 161 do uruguaio com a camisa rouge et bleu. Cavani está seis gols à frente de Zlatan Ibrahimović na artilharia histórica do clube.

– Cavani também lidera artilharia da Ligue 1 17/18 com 24 gols. Logo depois surgem Neymar (19 gols), Falcao/Monaco (17 gols), Fekir/Lyon (16 gols) e Mariano Díaz/Lyon (15 gols) fechando o top 5.

– O Monaco ainda ostenta boa sequência sem derrotas na Ligue 1. O empate com o Toulouse fora do Principado elencou a 12ª partida sem perder. Porém o 3×3 quebrou a sequência de três vitórias consecutivas. Os monagescos chegaram a estar com 3×1 no placar.

– No outro derby da rodada 27 o Lyon recebeu o St. Étienne em Lyon e cedeu o empate (1×1) nos acréscimos, em mais um derby du Rhone. Os lioneses parece ter abdicado da Ligue 1 (4 lugar/50 pontos), contabilizando 5 rodadas sem vitórias (3 derrotas, 2 empates). O Lyon também jogou pela Europa League na última quinta-feira, batendo o Villarreal na Espanha e classificando-se para as oitavas de final.

– Com PSG e Monaco classificados para a final da Copa da Liga (31 de março), haverá uma vaga extra para a próxima Europa League oferecida pelo torneio, em jogo dentro da própria Ligue 1, onde PSG e Monaco são líder e vice. O Lyon parece contar com isso.

– Les Herbiers x Lens (terça-feira), Chambly x Strasbourg, PSG x Marselha (quarta-feira) e Caen x Lyon (quinta-feira) são os jogos das quartas de final da Coupe de France, nesta semana. PSG x OM e Caen x Lyon jogarão às 17 hr (horário de Brasília). A transmissão do torneio no Brasil está com a Foxsports.

Veja os melhores momentos de PSG 3×0 Marselha

Imagem de Lass Diarra em aquecimento: AFP