Europa League: oitavas de final definidas

Na última sexta-feira a UEFA definiu os confrontos das oitavas de final da Europa League, em cerimônia realizada em Nyon (Suíça). Os jogos de volta da fase 32-avos de final aconteceram na última quinta-feira.

Diferentemente da Champions League, a EL tem uma fase a mais de mata-mata, lembrando que os jogos de ida e volta ocorrem dentro do ciclo de duas semanas, dos jogos do mata-mata da UCL. O calendário para os times na EL é mais estreito.

Terminaram a última quinta-feira classificados os times: Lokomotiv (Rússia), Red Bull Salzburg (Áustria), Arsenal (Inglaterra), Lyon (França), Zenit (Rússia), Dynamo Kiev (Ucrânia), Athletic Bilbao (Espanha), Viktoria Plzen (Rep. Checa), Atlético Madrid (Espanha), Borussia Dortmund (Alemanha), Milan (Itália), CSKA (Rússia), RB Leipzig (Alemanha), Lazio (Itália), Olympique Marselha (França) e Sporting (Portugal).

Equipes com tradição continental

A distribuição de forças é interessante no aspecto tradição. Há três campeões de UCL: Milan (7 títulos), Olympique Marselha (1 título) e Borussia Dortmund (1 título).

Vencedores da própria Europa League (período Taça UEFA incluso) também são três: o bicampeão Atlético Madrid (2009/2010, 11/12) e os russos CSKA Moskow (04/05) e Zenit (07/08).

Fora isso, há vencedores da antiquíssima e hoje extinta UEFA Cup Winner’s Cup (ou copa dos vencedores de copas), cessada em 1999. O Atlético Madrid tem a edição 1961/1962 em sua galeria de troféus, o Sporting (63/64), o Dortmund (65/66), o Milan bicampeão (67/68 e 72/73), o Dynamo Kiev bicampeão (74/75, 85/86), o Arsenal vencedor em 93/94 e a Lazio campeã da última edição do torneio (98/99),

É um crime afirmar que só times “sem camisa” disputam a Europa League, sendo necessário salientar o crescimento da competição nos últimos anos. Seu campeão mais recente é o inglês Manchester United, tricampeão de UCL.

Confira os confrontos:

Lokomotiv x Atlético Madrid
Red Bull Salzburg x Borussia Dortmund
Arsenal x Milan
Lyon x CSKA Moskow
Zenit x RB Leipzig
Dynamo Kiev x Lazio
Athletic Bilbao x Olympique Marselha
Viktoria Plzen x Sporting

As partidas de ida acontecerão em 08 de março, com os jogos de volta agendados para acontecer em 15 de março.

Alexandre Kazuo
Alexandre Kazuo é blogueiro de futebol há mais de 10 anos. Ex-colaborador do Trivela (2006-2010) e ex-blogueiro do ESPN FC Brasil (Lyon). É mestre em filosofia contemporânea e também procura por cultura pop, punk/rock/metal. Twitter - @Immortal_Kazuo
Top