Na última quarta-feira a EURO 2016 que está sendo realizada na França, teve os últimos jogos da terceira rodada de sua fase de grupos. Os resultados determinaram os últimos classificados para as oitavas de final do torneio, cujas partidas começam a ser jogadas no próximo sábado.

O torneio volta a ter a fase de oitavas de final nesta edição. Se classificaram para o mata-mata os dois primeiros colocados de cada grupo, mais os quatro melhores terceiro colocados da classificação geral, englobando os seis grupos.

Dentre os que obtiveram os dois primeiros postos de cada um dos seis grupos, temos:

Grupo A: França (líder, 7 pontos) e Suíça (vice-líder, 5 pontos)
Grupo B: País de Gales (líder, 6 pontos) e Inglaterra (vice-líder, 5 pontos)
Grupo C: Alemanha (líder no critério desempate, 7 pontos) e Polônia (vice-líder, 7 pontos)
Grupo D: Croácia (líder, 7 pontos) e Espanha (vice-líder, 6 pontos)
Grupo E: Itália (líder no critério desempate, 6 pontos) e Bélgica (vice-líder, 6 pontos)
Grupo F: Hungria (líder no critério desempate, 5 pontos) e Islândia (vice-líder, 5 pontos).

Os melhores terceiros colocados foram Eslováquia (oriunda do grupo B), Irlanda (oriunda do grupo E), Irlanda do Norte (oriunda do grupo C) e Portugal (oriundo do grupo F).

O equilíbrio marcou os confrontos da primeira fase. No grupo B a equipe do País de Gales mostrou que não chegou por acaso à sua primeira EURO. O time do astro Gareth Bale (Real Madrid/Espanha) conta com bons coadjuvantes como o volante Joe Allen, e o meia-atacante Aaron Ramsey. Deixaram a tradicional Inglaterra, em segundo.

No grupo C, a Polônia do artilheiro Lewandowski, chegou numericamente empatada com a favorita Alemanha, que só obteve a liderança em critérios de desempate. No grupo D a Croácia surpreendeu na última rodada, vencendo a atual campeã Espanha por 2×1. Os croatas foram a campo já classificados, poupando Modrić e Mandzukić. Tomaram a liderança da “fúria” espanhola por merecimento.

O grupo F foi o mais imprevisível com Hungria e Islândia classificando-se diretamente. A então favorita seleção de Portugal, empatou três jogos classificando-se no sufoco, através das últimas vagas para terceiro colocado.

Veja os confrontos das oitavas de final:

Sábado 25/06: Suíça x Polônia, 10 hr – País de Gales x Irlanda do Norte, 13 hr – Croácia x Portugal, 16 hr
Domingo 26/06: França x Irlanda, 10 hr – Alemanha x Eslováquia, 13 hr – Hungria x Bélgica, 16 hr.
Segunda-feira 27/06: Itália x Espanha, 13 hr – Inglaterra x Islândia, 16 hr.

No Brasil o torneio segurá sendo transmitido pela Band (tv aberta) e Sportv (tv fechada). A Globo anunciou transmissões de alguns confrontos.