A Champions League 2015/2016 já tem seus quatro semifinalistas definidos. Nestas terça e quarta-feiras, aconteceram os jogos de volta das quartas de final do torneio, em partidas que qualificaram Manchester City (Inglaterra), Real Madrid (Espanha), FC Bayern (Alemanha) e Atlético de Madrid (Espanha).
Jogos de terça.
Na última terça-feira tinha-se dois panoramas bastante distintos. Na Inglaterra o Manchester City defendia uma boa vantagem de dois gols marcados em Paris (França), na partida de ida contra o PSG, empatada em 2×2. Empates em 0x0 e 1×1, classificariam os citzens.
Ao PSG um empate em 2×2 ou mais, ou vitória sem sofrer gols eram os resultados que interessavam. O treinador Laurent Blanc porém, teve problemas para escalar o sistema defensivo sem David Luíz e Matuidi suspensos. O time se alinhou num 3-5-2 com a defesa formada por Marquinhos, Thiago Silva e Aurier.
O sistema porém ruiu por volta dos 40 min do primeiro tempo, quando o volante Thiago Motta deixou o campo sentindo lesão muscular. O City já havia se dado ao luxo de desperdiçar uma cobrança de penalti com Sérgio Agüero.
Ofensivamente o PSG se resumia às investidas de Ibrahimović, as quais paravam no goleiro inglês Joe Hart, um dos melhores em campo. O gol da vitória citzen saiu aos 75 min, cortesia do meia-atacante belga Kevin De Bruyne. Placar final, City 1×0 PSG.
Cristiano e os lobos.
Em Madrid (Espanha) a tensão consumia o entorno do Santiago Bernabéu, tensão essa que se dissipou em 16, 17 minutos de partida. Foi tempo suficiente para Cristiano Ronaldo abrir o placar e colocar o Real Madrid em condições de levar o jogo para a prorrogação, contra o alemão Wolfsburg.
Após a desastrosa derrota por 2×0 na partida de ida, o técnico blanco Zinedine Zidane voltou a escalar o lateral-direito Carvjal no lugar de Danilo. A harmonia defensiva merengue ressurgiu e o time voltou a funcionar. Com a equipe blanca ganhando por 2×0 em menos de 20 minutos de partida, a classificação seria questão de tempo.
A vaga paras as semifinais veio aos 76 min, quando CR7 completou seu hat-trick. Em cobrança de falta, a bola passou por entre a barreira formada pelo Wolfsburg, acabando no fundo da meta do goleiro Benaglio. Placar final, Real Madrid 3×0 Wolfsburg. Os lobos alemães fizeram uma campanha digna.
Jogos de quarta.
Na quarta-feira o pentacampeão FC Bayern foi defender seu favoritismo diante do lusitano Benfica, em Lisboa (Portugal). Os bávaros se classificariam com um empate sem gols, uma vez que venceram pelo placar mínimo em Munique (Alemanha).
O jogo de volta acabou em 2×2, resultado que classificou o Bayern para as semifinais. O Benfica surpreendeu com o mexicano Raúl Jimenéz abrindo o placar aos 16 min. O chileno Arturo Vidal empatou para o Bayern, cerca de 10 min depois. Na segunda etapa, Thomas Müller ampliou para os alemães aos 51 min.
O Benfica se esforçou e chegou ao segundo gol com o brasileiro Anderson Talisca, aos 75 min. Era porém insuficiente para os encarnados bi-campeões da CL, avançarem.
Derby espanhol.
Em Madrid (Espanha) o Atlético de Madrid buscava apenas um gol diante do Barcelona, que por sua vez venceu os colchoneros por 2×1 na Catalunha, na partida de ida. O treinador Diego Simeone alinhou o “Atléti” que poderia variar o 4-2-3-1/4-1-4-1 para um 4-5-1 convencional.
Com o meio-campo “povoado” o Barcelona voltou a ter dificuldades na saída de jogo, tal qual na primeira etapa da partida de ida. O Atlético marcava pressão a saída de bola blaugrena e se aproveitava pelos flancos, quando os laterais culés (Daniel Alves/Jordi Alba) avançavam em demasia.
Griezmann abriu o placar de cabeça aos 35 min, após jogada rojiblanca pelo flanco direito, nas costas de Alba. A postura defensiva do “Atléti” era superior. O técnico culé Luís Enrique se via sem muitas alternativas, chegando a substituir dois jogadores de uma só vez (Alves por Sergi e Rakitić por Turan), na segunda etapa.
Para além dos 85 min, Filipe Luís avançou sozinho invadindo a área culé. Ao passar para Griezmann, Iniesta se atirou em direção à bola, tocando-a com a mão. O árbitro anotou penalti, cobrado e convertido por Griezmann aos 87 min. Placar final, Atlético 2×0 Barcelona. Os blaugrenas atuais campeões do torneio, estão eliminados.
O sorteio dos confrontos das semifinais da Champions League já serão definidos pela UEFA nesta próxima sexta-feira.
Imagem de Busquets (Barcelona) recolhendo a bola no fundo da meta após o segundo gol de Griezmann (Atlético): Juan Medina – Reuters