Salford City: conexão Valencia – Manchester.

A contratação de Gary Neville enquanto treinador do espanhol Valencia, trouxe luzes aos modesto time inglês do Salford City. Neville tornou-se um amigo boleiro famoso do magnata de Singapura Peter Lim, milionário que adquiriu o clube “che” em 2014. Lim detém metade da propriedade do Salford, que disputa a sétima divisão inglesa.

O Salford é um clube tradicional situado numa cidade que fica dentro do distrito de Manchester (Inglaterra). Os outros acionistas do clube são antigos “Fergie Babes”, ex-companheiros do próprio Gary Neville no Manchester United vitorioso dos anos 1990. Gary detém 10% do Salford e outras porcentagens pertencem a Ryan Giggs, Paul Scholes, Nicky Butt e Phil, irmão de Gary.

Os atletas adquiriram o clube em 2014, o qual anseia estabelecer-se nas divisões superiores, junto a outros clubes ingleses profissionais. Sua estrutura conta com funcionários e colaboradores voluntários. Repentinamente o clube passou a angariar maior atenção midiática. Após a súbita ascensão de popularidade, foram alterados até a cor e distintivo da camisa, mudanças que irritaram alguns torcedores mais fervorosos.

Atualmente trabalhando no Valencia, Phil Neville era quem gerenciava o aspecto profissional do clube, segundo informa o periódico espanhol El País. Entretanto, o crescimento perseguido, foi impulsionado pela aquisição de metade da propriedade por Peter Lim. Além de torcedores, alguns voluntários mais radicais reclamam da influência do também dono do Valencia.

Dizem que o Salford se transformará num “circo midiático”, similar a grandes equipes adquiridas recentemente por investidores milionários, tais quais Manchester City ou Paris Saint-Germain.

Chegada à FA Cup.

Na última temporada, a equipe desenvolveu uma boa trajetória dispersada no fim do percurso. A comissão técnica foi reformulada e agora é liderada por Anthony Johnson e Bernard Morley, ex-jogadores do próprio time. Depois da mudança, a equipe conseguiu elencar nove vitórias consecutivas.

O bom ritmo culminou na chegada do Salford à recente edição da tradicionalíssima FA Cup inglesa. A equipe disputou sete eliminatórias até chegar à primeira rodada, jogada no último dia 06/11, contra o Notts County da quarta divisão inglesa.

O Salford conseguiu vencer por 2×0, em partida nos seus domínios de Moor Lane, transmitida na tv aberta inglesa, pela BBC. O feito representou a maior glória da história do Salford City, segundo afirmou a própria Karen Baird, presidente do clube.

Na última sexta-feira a equipe empatou em 1×1 contra Hartlepool United, também da quarta divisão britânica. O resultado implica numa partida de volta a ser jogada nos domínios do Hartlepool, no próximo dia 15/12. O formato da FA Cup pode determinar a eliminação de um time na partida de ida, em caso de derrota em seu próprio estádio.

Segundo o El País, o treinador Anthony Johnson pediu um dia de licença de seu emprego formal, para poder planejar a partida empatada na última sexta-feira. Apesar das polêmicas envolvendo os investimentos de Peter Lim, o Salford mantém sua utopia de disputar a final da FA Cup, que tradicionalmente ocorre em Wembley. Johnson afirma que o sonho é “enfrentar o Manchester United”, na decisão.

Imagem do Salford jogando a FA Cup contra o Notts County: Cordon Press

Alexandre Kazuo
Alexandre Kazuo é blogueiro de futebol há mais de 10 anos. Ex-colaborador do Trivela (2006-2010) e ex-blogueiro do ESPN FC Brasil (Lyon). É mestre em filosofia contemporânea e também procura por cultura pop, punk/rock/metal. Twitter - @Immortal_Kazuo
Top