Champions League: fase de grupos – última rodada.

A Champions League 2015/2016 chega a sexta e última rodada da fase de grupos. As últimas vagas para as oitavas de final serão definidas, assim como o terceiro posto de cada um dos oito grupos, os quais dão vagas para a Europa League. Na terça-feira jogam os times dos grupos A, B, C e D. Na quarta-feira, jogam os times dos grupos E, F, G e H.

Pelo grupo A, o ucraniano Shakhtar Donestk e o sueco Malmö, ambos com 3 pontos cada, buscam a terceira vaga. A disputa é difícil, uma vez que o time ucraniano visita o segundo colocado Paris Saint-Germain, na França. O Malmö por sua vez visita o líder Real Madrid, no Santiago Bernabéu (Madrid/Espanha). Blancos e parisienses já estão nas oitavas.

No grupo B há um confronto direto pelo primeiro posto entre Wolfsburg (9 pontos) e Manchester United (8 pontos), que acontece na Alemanha. Na Holanda o PSV Eindhoven receberá o russo CSKA Moskow. O PSV (7 pontos), pode avançar ao mata-mata, caso vença os russos e o United perca.

O já definido grupo C, apenas apontará quem será de fato o primeiro colocado e o segundo, uma vez que Benfica e Atlético de Madrid (10 pontos cada), já não podem mais ser alcançados. Os encarnados lusitanos recebem os colchoneros, no Estádio da Luz (Lisboa/Portugal). O terceiro colocado Galatasaray, tenta selar sua vaga na EL em caso de êxito contra o cazaquistanês Astana, na Turquia.

O grupo D ainda pode ter alterações. O já classificado Manchester City recebe o Borussia Mönchengladbach, no Etihad Stadium (Manchester/Inglaterra). O clube alemão, avança à EL se obtiver um simples empate.

Paralelamente o Sevilla recebe a classificada Juventus, na Andaluzia (Espanha), Se o Borussia (5 pontos) perder e o Sevilla (3 pontos) vencer, o time andaluz ainda pode se qualificar para a Europa League

Na quarta-feira.

No grupo E o Bayer Leverkusen recebe o classificado Barcelona, na Bayarena (Leverkusen/Alemanha). O time alemão (5 pontos – terceiro lugar) pode avançar em caso de uma difícil vitória contra os “culés”. Na outra partida, a Roma depende de si mesma para seguir com a segunda colocação. Os giallorossi (5 pontos – segundo lugar) precisam de uma vitória simples em Roma (Itália), contra o fraco BATE Borisov.

No grupo F, o FC Bayern já classificado visita o eliminado Dinamo Zagreb na Croácia. A segunda e terceira vagas se definem no embate entre Olympiakos e Arsenal, que ocorrerá em Pireu (Grécia). O confronto entre gregos (9 pontos) e gunners ingleses (6 pontos), deve ser um dos mais disputados da rodada. Se o Arsenal vencer, a segunda vaga será disputada nos critérios de desempate.

Pelo grupo G, Chelsea x FC Porto (cada um com 10 pontos) jogam em Londres (Inglaterra), e se classificam em caso de empate. Caso haja um derrotado, o ucraniano Dynamo Kiev (8 pontos) pode chegar ao segundo posto, se vencer o “saco de pancadas” Maccabi Tel-Aviv (0 ponto), em Kiev (Ucrânia). Segunda e terceira vagas, ainda estão em aberto.

No grupo H o espanhol Valencia alimenta a expectativa de classificação, contra o francês Lyon em Gerland (França). Os “ches” (6 pontos) precisam da vitória em partida onde o novo treinador Gary Neville, pode estrear. Além de torcerem pela derrota do Gent (7 pontos), que recebe na Bélgica o já classificado Zenit St. Petesburg (15 pontos).

No Brasil, a Band exibirá Bayer Leverkusen x Barcelona na quarta-feira, na tv aberta. A Esporte Interativo deve ter suas transmissões exibidas pelo TNT e Space, na tv fechada. Todos os jogos estão marcados para as 17: 45 hr (horário de Brasília).

Alexandre Kazuo
Alexandre Kazuo é blogueiro de futebol há mais de 10 anos. Ex-colaborador do Trivela (2006-2010) e ex-blogueiro do ESPN FC Brasil (Lyon). É mestre em filosofia contemporânea e também procura por cultura pop, punk/rock/metal. Twitter - @Immortal_Kazuo
Top