Uma nota extra-futebolística se sobressaiu nos últimos dois dias, em meio às manchetes do jornalismo esportivo mundial. O atacante francês Karim Benzema, do Real Madrid e da seleção da França, se vê em meio á acusações de tentativa de extorsão e chantagem. A vítima é seu companheiro de seleção bleu, Mathieu Valbuena.
Segundo a imprensa europeia, Benzema teria agido como um tipo de intermediário, nos bastidores da seleção da França, informando ao meia-atacante Valbuena, que um vídeo íntimo seria divulgado caso um valor de 150 mil Euros, não fosse pago. O vídeo conteria imagens de Valbuena mantendo relações sexuais com uma mulher.
Benzema procurou a justiça francesa voluntariamente e foi ouvido em Versalhes (França), na última quarta-feira. Segundo o periódico espanhol El País, Benzema afirmou que os chantagistas o conhecem desde a infância. As autoridades francesas tomaram conhecimento da situação, em outubro quando o veterano ex-atacante da França, Liverpool e Lazio, Djibril Cissé, fora detido.
Segundo o El País, Cissé tinha conhecimento e revelou o trâmite ilegal. O nome de Benzema surgia em diversas conversas telefônicas captadas pela polícia francesa. Ainda segundo o periódico espanhol, alguns dos chantagistas já teriam sido presos pela justiça da França, mas suas identidades não foram divulgadas.
Sylvain Cormier advogado de Benzema, afirmou que seu cliente está tranquilo e que ele mesmo solicitou a procura pelas autoridades francesas. Em contraparte, Benzema carrega uma extensa ficha criminal, onde a maioria dos delitos se deram no âmbito das multas de trânsito. O atacante já foi autuado em “diversas modalidades” de delitos, desde direção sem habilitação, até promoção de rachas com carros de luxo.
No entanto em 2010, Benzema e outros atletas da seleção francesa (Franck Riberý, entre eles), foram absolvidos pela justiça francesa ao fim de um polêmico processo, que durou quatro anos. Os jogadores conviveram com uma acusação e julgamento, no que dizia respeito a terem contado com os serviços de uma prostituta, supostamente menor de idade.
Dentro das quatro linhas.
A situação envolvendo Benzema e Valbuena, que por sua vez retornou ao futebol francês nesta temporada regressando da Rússia, demandou consequências. O tribunal de Versalhes determinou “medida cautelar”, a qual designa a manutenção de distância e proibição de contato entre ambos, dentro do território francês.
O El País confirma que Benzema não tem impedimento algum, no que diz respeito a atuar na Espanha pelo Real Madrid. Mas está ciente de que precisa colocar-se a disposição da justiça francesa, se solicitado.
O atacante não vem jogando desde a data FIFA do início de outubro, devido a lesão física sofrida no dia 09/10, em amistoso da França contra a Armênia. O contato com Valbuena acerca da chantagem, teria ocorrido no dia 05/10. Benzema vem desfalcando o Real Madrid, nas últimas rodadas de La Liga e da Champions League.
A “medida cautelar” obrigou o técnico francesa Didier Deschamps a não convocar nem Benzema, nem Valbuena (que atualmente joga pelo Lyon). A convocação desta quinta-feira, visa a próxima data FIFA de amistosos. A França país-sede da próxima EURO, já está classificada para o torneio que acontece em 2016.
Os bleus jogam contra Alemanha e Inglaterra, nos próximos dias 13 e 17 de novembro. Em entrevista coletiva, Deschamps lamentou as ausências dos jogadores, sobretudo a de Benzema, liderança técnica e psicológica da atual seleção francesa. Em Madrid, o presidente blanco Florentino Pérez afirmou publicamente, apoio ao seu atleta.
Há alguma expectativa de Benzema ser incluso no grupo do técnico merengue Rafa Benítez, que enfrentará o Sevilla por La Liga, neste fim de semana.
Imagem de Valbuena e Benzema servindo a seleção francesa em 2014: P. Huguen – AFP.