Este domingo 4 de outubro trará um número absurdo de derbies e confrontos considerados clássicos, nas ligas nacionais do futebol europeu. Vamos a eles, lembrando que observamos os horários dos confrontos, em conformidade com o horário de Brasília.

Premier League: o campeonato inglês teve a maior parte dos confrontos da sua oitava rodada no sábado. O Manchester City já bateu o Newcastle por 6×1 (5 gols de Agüero), e dormiu líder de sábado para domingo. Antes da rodada se iniciar, seu rival municipal Manchester United, era o líder da tabela.

Os red devils enfrentam o londrino Arsenal em confronto tradicionalíssimo, que será realizado nos domínios gunners do Emirates Stadium (Londres). A partida se dará às 12:30 hr. Pouco antes às 9:30 hr, Everton e Liverpool farão o derby de Merseyside no Goodson Park (Liverpool), estádio do Everton. No Brasil o torneio é televisionado pela ESPN e Foxsports.

Eredivise: não muito visualizada no Brasil, a liga holandesa trará seu confronto de maior rivalidade. O Ajax, líder da Eredivise enfrenta o arquirrival PSV Eindhoven, atual campeão do torneio. O time de Amsterdã recebe o adversário na Amsterdã Arena (Amsterdã), sendo que o mandante detém cinco pontos de vantagem na tabela, sobre o próprio PSV. O embate acontece às 9:30 hr.

Bundesliga: a liga nacional alemã apresenta o confronto entre o atual campeão FC Bayern e o rival Borussia Dortmund, pela oitava rodada da Bundesliga. Os bávaros lideram a tabela com 21 pontos obtidos com sete vitórias em sete rodadas. O Dortmund se vê em re-estruturação agora comandado por Thomas Tuchel, sucessor de Jürgen Klopp.

O clube aurinegro se vê quatro pontos atrás do próprio Bayern. Mais além o embate opõe os artilheiros Aubameyang (Dortmund) e Lewandowski (Bayern). O atacante gabonês do time aurinegro, ostenta 9 tentos na vice-liderança da artilharia encabeçada por Lewandowski, em fase absurda e ostentando 10 gols. No Brasil a Bundesliga é televisionada pela ESPN.

Série A italiana: a líder Internazionale visita a Sampdoria em Genova, num confronto bastante tradicional na Itália e que ocorrerá às 10 hr. Às 15:45 hr, o Milan recebe o Napoli no San Siro (Milão), opondo a rivalidade anciã entre norte (Milão) e sul (Nápoles) da Itália. O time rossonero e o clube partenopei realizam atualmente um embate de meio de tabela, o qual valerá pela sétima rodada da Série A.

No passado, Milan e Napoli já fizeram confrontos mais acalorados. Muitos rememoram o período áureo do calcio italiano do fim dos anos 1980. Uma época em Silvio Berlusconi teve uma oferta rossonera feita e prontamente recusada por Diego Maradona, então líder técnico/moral campal de um Napoli lendário. ESPN e Foxsports exibem a Série A no Brasil.

La Liga: complementando a sétima rodada da liga espanhola, Atlético de Madrid e Real Madrid farão o derby de Madrid, partida que será realizada no Vicente Calderón (Madrid), domínios colchoneros. O confronto ocorrerá às 15 hr, com ambos os clubes vivendo panoramas distintos.

O Real Madrid vem embalado pelas marcas pessoais obtidas por Cristiano Ronaldo, no decorrer da semana. CR7 chegou ao gol 323 da artilharia histórica máxima do clube, algo que representa também 501 gols anotados em toda a sua carreira. Os blancos vem de vítória na Champions League, no meio de semana (2×0 sobre o Malmö).

No panorama oposto o Atlético vem de derrota na CL (2×1 para o Benfica), dentro do próprio Calderón. O técnico Diego Simeone ainda tenta readequar o conjunto colchonero, neste início de temporada. O modesto Villarreal inusitadamente lidera o torneio. La Liga está sendo transmitida no Brasil por ESPN e Foxsports.

Ligue 1: Le classique, encerra a nona rodada da Ligue 1 francesa, às 16 hr. O líder Paris Saint-German recebe o Olympique Marseille no Parc des Princes (Paris/França). O PSG é favorito diante do Marseille que se re-estrutura às pressas, uma vez que o técnico Marcelo Bielsa deixou o clube nas primeiras rodadas da Ligue 1. No Brasil a Sportv exibirá o confronto.

Imagem de Diego Simeone, técnico do Atlético de Madrid: AFP.