Champions League: fase de grupos – segunda rodada encerrada.

Nas últimas terça e quarta-feiras tivemos a segunda rodada da fase de grupos da Champions League 2015/2016. Na terça se enfrentaram os times dos grupos E, F, G e H. Na quarta os competidores dos grupos A, B, C e D.

Na terça pelo grupo E, o Barcelona recebeu o alemão Bayer Leverkusen na Catalunha (Espanha), precisando da vitória. Os alemães saíram na frente e os culés suaram para empatar e vencer de virada por 2×1. O Barça atuou sem Messi (fora por praticamente dois meses devido a lesão) e ainda perdeu Iniesta, também lesionado.

O resultado colocou o atual campeão da CL em primeiro lugar com 4 pontos, com Leverkusen e BATE Borisov com 3 pontos cada, disputando a segunda vaga do grupo. Os bielorrussos venceram a italiana Roma por 3×2, em partida ocorrida em Borisov (Bielorussia).

No grupo F, o FC Bayern não tomou conhecimento do croata Dinamo Zagreb, em Munique (Alemanha). Os bávaros impuseram 5×0, com três gols do artilheiro Lewandowski. A goleada deixou-os isolados na liderança do grupo (6 pontos). O grego Olimpiakos venceu o Arsenal por 3×2 e se apresentou para a briga pela segunda vaga junto ao Zagreb (3 pontos cada). Os gunners são os lanternas do grupo.

No grupo G, o FC Porto de Iker Casillas levou a melhor sobre o Chelsea de José Mourinho. Os portistas venceram a equipe inglesa de seu antigo treinador por 2×1, na Cidade do Porto (Portugal). Os dragões ostentam 4 pontos tal qual o Dynamo Kiev que bateu o Maccabi Tel-Aviv por 2×0. O Chelsea se vê em terceiro (3 pontos) e o Maccabi em último sem ter pontuado ainda.

No grupo H o Valencia obteve uma vitória apertada mas importantíssima por 1×0, sobre o Lyon, dentro de Gerland (Lyon/França). Os três pontos obtidos colocaram os chês na vice-liderança do grupo atrás do lider isolado Zenit St. Petesburg (6 pontos). Os russos superaram o belga Gent por 2×1.

Na quarta-feira.

Na quarta-feira o grupo A viu a superioridade de Real Madrid e PSG tomar proporções oceânicas. Os blancos obtiveram o total de seis pontos ao bater o Malmö na Suécia por 2×0, valendo-se de time misto. Os dois gols anotados por Cristiano Ronaldo, o colocaram na artilharia máxima da história merengue, junto a Raúl Gonzales (323 gols cada).

O PSG foi a Ucrânia e superou facilmente o Shakhtar Donestk por 3×0. Os franceses também chegaram aos seis pontos. O PSG é vice-líder devido ao critério do número de gols marcados, cinco contra seis do Real Madrid.

O grupo B teve a vitória do Manchester United por 2×1 sobre o alemão Wolfsburg, em Old Trafford (Manchester/Inglaterra). Os red devils comandados em campo pelo meia espanhol Juan Mata (1 gol e 1 assistência), venceram de virada. O CSKA Moskow bateu o PSV Eindhoven por 3×2, resultado que alterou todo o panorama do grupo. O United e CSKA alcançaram Wolfsburg e PSV, com os quatro times ostentando três pontos.

No grupo C, Astana e Galatasaray empataram em 2×2 no Cazaquistão. O lusitano Benfica assumiu a liderança do grupo chegando a seis pontos, ao bater o Atlético de Madrid por 2×1, dentro do Vicente Calderón (Madrid/Espanha). Os colchoneros são os vice-líderes (3 pontos), com Astana e Galatasaray (1 ponto cada), iniciando a disputa pelo terceiro posto.

Já no grupo D a Juventus em crise no campeonato italiano, impôs a força de sua tradição continental perante o Sevilla. Os bianconeri venceram por 2×0 e se isolaram na liderança do grupo (6 pontos). Na Alemanha, o inglês Manchester City fez a sua parte ao bater o Borussia Möenchengladbach por 2×1. O resultado deixou os citzens ostentando os mesmos 3 pontos que o Sevilla.

As equipes voltam a se encontrar depois do início da segunda quinzena de outubro. A terceira rodada da fase de grupos da Champions League terá partidas em 20 e 21 de outubro.

Imagem de Juan Mata (à direita), comemorando seu gol anotado pelo Manchester United: D.M. – Getty

Alexandre Kazuo
Alexandre Kazuo é blogueiro de futebol há mais de 10 anos. Ex-colaborador do Trivela (2006-2010) e ex-blogueiro do ESPN FC Brasil (Lyon). É mestre em filosofia contemporânea e também procura por cultura pop, punk/rock/metal. Twitter - @Immortal_Kazuo
Top