FC Porto: a vitória de Casillas.

Na última terça-feira, o FC Porto bateu o Chelsea por 2×1, em partida válida pela segunda rodada da Champions League ocorrida em Portugal. O certame foi alvo de atenção, em nome do re-encontro do goleiro portista Iker Casillas, com o treinador blue José Mourinho. Ambos tiveram um convívio conturbado entre 2011 e 2013, no Real Madrid.

Fora isso, havia o fato de Mourinho estar protagonizando um turbulento início de temporada junto ao Chelsea. E o fato dele ser também, um dos treinadores mais vitoriosos da história do próprio FC Porto, detalhe que desperta tanto amor quanto ódio, na Cidade do Porto (Portugal). Casillas e Mou saudaram-se sem maiores alardes, antes e depois da partida.

O periódico espanhol El País ressaltou as palavras de Mourinho. Ambos desejaram-se “boa sorte” e um “até logo”, ao fim do jogo uma vez que os times se re-encontram em Londres (Inglaterra), no returno da fase de grupos. Mou minimizou o alarde da imprensa, disse que ambos são “pessoas educadas que trabalharam juntos no futebol por três anos”. Mencionou ter vivido “momentos fantásticos e difíceis” junto a Casillas.

Mou disse que a situação é algo “normal no futebol” e resumiu tudo na expressão “é a vida”. Iker Casillas em especial fez uma boa partida e comemorou o recorde pessoal de 152 partidas oficiais disputadas em Champions League. Superou a marca do meia catalão Xavi Hernández, que obteve este recorde ao atuar na final da última edição do torneio, pelo Barcelona.

A partida em si foi disputada, com Mourinho dispondo de um Chelsa “misto”, no qual Hazard e Matić entraram no decorrer da partida. Ídolo e ex-jogador portista, o atacante Falcao Garcia sequer foi relacionado para o banco blue. O meia brasleiro Kenedy (ex-Fluminense) surgiu entre os titulares. Os blues porém, seguiram jogando mal.

Os portistas saíram na frente, ainda na primeira etapa com um gol do meia-atacante André André. O jogador é filho de António André, volante do Porto campeão da CL 1986/1987 e campeão Mundial Interclubes 1987. O Chelsea empatou com Willian no último minuto do primeiro tempo, mas os dragões obtiveram o gol da vitória lusitana com Maicon, anotando aos 53 min.

Treinador portista, o espanhol Julien Lopetegui enalteceu a luta dos seus atletas, descrevendo-os enquanto “espetaculares”. A diferença do poderio de investimento portista é muito menor, se comparada ao potencial financeiro do Chelsea.

A vitória fez o Porto ostentar 4 pontos no grupo G, tal qual o ucraniano Dynamo Kiev, que venceu o lanterna israelense Maccabi Tel-Aviv, por 2×0. O time de Israel ainda não pontuou. O Chelsea segue com 3 pontos em terceiro.

Imagem de Casillas: Steven Governo – AP

Alexandre Kazuo
Alexandre Kazuo é blogueiro de futebol há mais de 10 anos. Ex-colaborador do Trivela (2006-2010) e ex-blogueiro do ESPN FC Brasil (Lyon). É mestre em filosofia contemporânea e também procura por cultura pop, punk/rock/metal. Twitter - @Immortal_Kazuo
Top