Real Madrid: Kovacic e um plantel quase pronto.

O espanhol Real Madrid se prepara para enfrentar o Sporting Gijón, pela primeira rodada da edição 2015/2016 de La Liga. O torneio nacional espanhol terá início neste fim de semana, com rodada de abertura já nesta sexta-feira. Na última quarta-feira os blancos venceram o turco Galatasaray por 2×1, em amistoso realizado no Santiago Bernabéu (Madrid).

No que diz respeito à contratações, os blancos ainda não anunciaram a chegada do goleiro David De Gea, que já foi relegado ao banco por Louis Van Gaal, no Manchester United. Van Gaal deu titularidade o argentino Sérgio Romero (ex-Sampdoria), em virtude do impasse nas negociações entre De Gea e Real Madrid, que o quer enquanto sucessor de Iker Casillas (FC Porto).

Em meio a isso, o zagueiro Sérgio Ramos renovou seu contrato com os merengues até 2020, obtendo ainda um aumento salarial em torno de 10 milhões de Euros anuais. É o segundo maior vencimento do plantel, atrás apenas dos valores pagos a Cristiano Ronaldo. Ramos era cotado para se transferir exatamente para o Manchester United.

A imprensa espanhola cogitava uma troca, onde os red devils mandariam De Gea para Chamartín, em troca do zagueiro. O defensor espanhol oriundo do Sevilla, completou dez anos no clube merengue e já foi empossado enquanto novo capitão, tão logo confirmou-se a renovação de seu vínculo.

Mateo Kovacic.

Nos últimos dias a diretoria merengue acertou rapidamente a aquisição do volante Mateo Kovacic, nascido na Áustria mas dotado de naturalidade croata. Kovacic estava na italiana Internazionale e custou cerca de 40 milhões de Euros. O meio-campista já foi apresentado pelos merengues, na última quarta-feira.

Kovacic afirmou na coletiva de imprensa que chega para atuar como médio-defensivo, posição carente no plantel madridista pelo menos, desde a saída de Xabi Alonso há um ano atrás. O periódico espanhol El País descreveu Kovacic como um meio-campista versátil e que atuou em todas as posições do setor, enquanto jogador neroazzurri.

Com passagens pela seleção da Croácia, Kovacic (de apenas 21 anos) deve re-editar algum entrosamento com o meia compatriota, Luka Modrić. Kovacic fez parte do grupo croata que disputou o Mundial 2014, sendo porém reserva. Surgiu para o futebol no croata Dinamo Zagreb, onde atuou até 2013, quando foi adquirido pela Inter por 15 milhões de Euros.

Na Inter o meio-campista disputou 97 partidas em duas temporadas. Na última temporada Kovacic esteve presente em 44 partidas, tendo anotado oito gols e três assistências. A Internazionale só está se desfazendo do meio-campista em virtude do fair play financeiro. Em Milão o croata utilizava a camisa 10 e no Real Madrid, já teve atribuída a si a camisa 16, que pertencia ao brasileiro Lucas Silva.

Na Espanha subentende-se que Kovacic deva ser utilizado como “pivote”, em dupla com mais um meio-campista, muito provavelmente Toni Kroos. É o que os espanhóis chamam de “doble pivote”, recurso utilizado no desenho tático do treinador Rafa Benítez. No bom português brasileiro futebolístico, são os dois volantes a frente da linha defensiva no 4-2-3-1.

Dois meio-campistas de características físicas, mas um deles de maior preponderância defensiva. Benítez já afirmou em diversas ocasiões que pretende ter seis atletas em postura defensiva, nas ocasiões em que o time perder a bola. Segundo o El País, Kovacic já está integrado ao elenco e muito provavelmente estará a disposição de Benítez, para a estreia contra o Gijón.

A imprensa espanhola afirma que os meias Lucas Silva e Asier Illarramendi devem ser negociados pelo Real Madrid, até o fechamento da janela de transferências, em 31 de agosto.

O Real Madrid visita o Sporting Gijón no domingo 23 de agosto, às 15:30 (hr de Brasília), pela primeira rodada de La Liga 2015/2016. O campeonato espanhol começa já nesta sexta-feira com o confronto Málaga x Sevilla.

Imagem de Kovacic ainda atuando pela Internazionale: Cordon Press.

Alexandre Kazuo
Alexandre Kazuo é blogueiro de futebol há mais de 10 anos. Ex-colaborador do Trivela (2006-2010) e ex-blogueiro do ESPN FC Brasil (Lyon). É mestre em filosofia contemporânea e também procura por cultura pop, punk/rock/metal. Twitter - @Immortal_Kazuo
Top