PSG: enfim o anúncio de Di Maria.

O clube francês Paris Saint-Germain finalmente realizou o anúncio oficial e apresentação do atacante argentino Angel Di Maria. A equipe parisiense desembolsará cerca de 63 milhões de Euros pelo futebol do atacante, vice-campeão Mundial 2014 e vice-campeão da Copa América 2015, por sua seleção.

Na última temporada, Di Maria atuou pelo britânico Manchester United, que o adquiriu no começo da temporada 2014/2015 pela cifra altíssima de 75 milhões de Euros. O atacante personificou a aquisição mais cara da história do clube red devil, e via-se valorizado após integrar o Real Madrid campeão da décima Champions League.

Em Old Trafford Di Maria não apresentou uma adaptação satisfatória nem à cultura, nem aos métodos do treinador holandês Louis Van Gaal. O periódico espanhol El País fez o levantamento das estatísticas do atacante na última temporada, que atuou em 32 partidas, anotou quatro gols e realizou onze assistências. Pouco para o valor dispendido por ele.

A saída controversa de Chamartín.

O El País recordou a chegada de Di Maria ao Santiago Bernabéu, trazido ainda pelo treinador José Mourinho, em parceria com seu representante Jorge Mendes, também empresário de Cristiano Ronaldo. O presidente Florentino Pérez era contrário à aquisição do argentino, que custou 33 milhões de Euros em 2010. O atacante pertencia ao lusitano Benfica.

Os desempenhos de Di Maria em Madrid, entre 2010 e 2013 não foram dos melhores. Na temporada 2010/2011 conseguiu ser o maior assistente da equipe com vinte passes para gol, mas anotou apenas nove tentos. Na temporada 2011/2012 obteve sete gols e dezesseis assistências, numa jornada que culminou em título merengue de La Liga.

Na temporada seguinte 2012/2013, marcou nove gols e realizou onze assistências. O protagonismo porém viria após a saída de Mourinho e chegada de Carlo Ancelotti, na temporada 2013/2014. Utilizado única e exclusivamente pelo lado esquerdo do campo por Mou, Di Maria se tornou um dos “pulmões” do time blanco, sob comando de Ancelotti e usando as palavras do próprio periódico El País.

Na equipe campeã da décima CL, Di Maria flutuava na linha de 3 meias do desenho em 4-2-3-1. Em determinadas circunstâncias o atacante poderia atuar até mesmo centralizado, improvisado como um “enganche”. Ao fim da temporada 2013/2014, Florentino Pérez aproveitou a súbita valorização do argentino e negociou-o a força com o Manchester United. Naquela época, o PSG já tinha interesse em seu futebol e tentou contratá-lo por empréstimo, sem sucesso.

Hoje fica bastante claro o desprestígio de Di Maria em Madrid, uma vez que Pérez o adquiriu a contragosto, praticamente por imposição de Mourinho. Minimizar a influência de Jorge Mendes dentro de Madrid também parecia ser um intento de Florentino Pérez. Mendes se tornou o braço direito do chinês Peter Lim, atual dono do Valencia.

No PSG, Di Maria (27 anos) deve ganhar o espaço do veterano argentino Ezequiel Lavezzi (30 anos), que inclusive pode deixar o clube parisiense ainda nesta janela de transferências. Será uma opção de ataque para o lado esquerdo do campo a disposição do treinador Laurent Blanc. Di Maria usará a camisa número 11.

Atual tricampeão consecutivo da Ligue 1, o PSG faz a sua estreia na nova edição da liga francesa, visitando o Lille nesta sexta-feira. A partida acontecerá às 15:30 hr (horário de Brasília) e terá transmissão pelo Sportv.

Imagem: Miguel Medina – AFP

Alexandre Kazuo
Alexandre Kazuo é blogueiro de futebol há mais de 10 anos. Ex-colaborador do Trivela (2006-2010) e ex-blogueiro do ESPN FC Brasil (Lyon). É mestre em filosofia contemporânea e também procura por cultura pop, punk/rock/metal. Twitter - @Immortal_Kazuo
Top