Premier League: treinadores renovando vínculos.

A Premier League 2015/2016 terá a sua primeira rodada iniciando-se neste sábado. Dois clubes protagonistas nas últimas temporadas anunciaram a renovação dos contratos de seus treinadores. Dois clubes no passado dotados de menor poderio financeiro, mas que receberam injeção de investimentos vultuosos, nos últimos 10 anos. Mais precisamente, Chelsea e Manchester City.

Em Londres o Chelsea anunciou oficialmente a renovação do vínculo do lusitano José Mourinho, por mais quatro temporadas. Vitorioso no início dos primeiros anos do milionário Roman Abramovich como dono do clube na década passada; Mou retornou a Stamford Bridge em 2013.

Os títulos no entanto, só vieram ao fim da última temporada, com as conquistas das últimas edições da Premier League e Capital One Cup (ou copa da liga). A última conquista de liga inglesa havia ocorrido cinco temporadas antes, na temporada 2009/2010. Houve porém alguma resignação em virtude da eliminação precoce nas oitavas de final da última edição da Champions League. Os blues foram eliminados pelo francês Paris Saint-Germain.

Em declaração no site oficial do Chelsea, Mou afirmou estar muito feliz em Londres, onde de fato é ídolo da torcida blue. A continuidade de seu trabalho em Cobham é natural. A atual diretora esportiva do clube, Marina Granovskaia também enalteceu a renovação frisando o desenvolvimento do trabalho de Mou, junto à formação e manutenção de uma equipe vencedora.

Embora surja na temporada enquanto time a ser batido dentro da Inglaterra, o Chelsea com certeza terá uma conquista de Champions League enquanto objetivo principal.

Pellegrini segue em Manchester.

Vice-campeão da última Premier League, o Manchester City também anunciou renovação do vínculo de seu treinador, o chileno Manuel Pellegrini. Os citzens passaram a ter preponderância financeira desde o fim da década passada, quando seu controle foi adquirido por gestores árabes.

Porém, a ascensão a um grupo de times que podem competir em instâncias europeias com equidade em relação a agremiações tradicionais é bastante recente. Pellegrini estendeu seu contrato por mais duas temporadas. Está em Manchester desde 2013, quando chegou para a temporada 2013/2014.

Imagem: Thomas Kienzle – AFP
Pellegrini (Imagem: Thomas Kienzle – AFP)

De forma surpreendente, os citzens venceram a Premier League e a Capital One Cup, no primeiro ano sob comando do treinador chileno. O segundo objetivo do clube passou a ser a disputa constante da Champions League, torneio em que foi eliminado nas oitavas de final, nas últimas duas edições.

O executivo chefe do clube citzen Ferrán Soriano saudou a conclusão do processo de renovação que manterá Pellegrini até 2017. O discurso de Soriano deixa claro o intento citzen nitidamente “pé no chão”, afirmando que junto ao treinador, o clube pode “disputar títulos domésticos e competir de igual para igual, em âmbito europeu”.

O currículo de Pellegrini antes de chegar à Inglaterra, mostrava campanhas continentais espetaculares com clubes médios espanhóis, na Champions League. Fora semifinalista em 2006 comandando o Villarreal e levou o Málaga às quartas de final, em 2013.

O Chelsea faz a sua estreia na Premier League contra o galês Swansea City, em Londres, neste sábado às 13:30 (horário de Brasília). Já o Manchester City encerra a rodada na segunda-feira, visitando o West Bromwich Albion. No Brasil a Premier League terá transmissão da ESPN.

Imagem de Mourinho: Tony O’ Brien – Reuters

Alexandre Kazuo
Alexandre Kazuo é blogueiro de futebol há mais de 10 anos. Ex-colaborador do Trivela (2006-2010) e ex-blogueiro do ESPN FC Brasil (Lyon). É mestre em filosofia contemporânea e também procura por cultura pop, punk/rock/metal. Twitter - @Immortal_Kazuo
Top