Nas últimas terça e quarta-feiras foram definidos os últimos dez times que se incluíram na fase de grupos da Champions League 2015/2016. Estes dez times completam as 32 equipes que aguardam o sorteio que as emparelhará, na primeira fase do maior torneio de clubes da Europa.

Na terça 25/08 o espanhol Valencia foi ao estádio Louis II (Principado de Mônaco) defender uma boa vantagem de 3×1, obtida na partida de ida. Os “ches” saíram na frente com um belo gol de Álvaro Negredo. O Monaco se esforçou obtendo o placar de 2×1, insuficiente porém para a sua classificação. Com o agregado de 4×3, os “ches” serão a quinta equipe espanhola na CL.

Na Ucrânia o Shakhtar Donesk recebeu o austríaco Rapid Viena, que quase complicou as coisas para os ucranianos. A partida terminou empatada em 2×2, sendo que o Rapid pressionou o Shakhtar no segundo tempo, tendo um atleta a menos. A exemplo da partida de ida vencida pelo Shakhtar por 1×0 em Viena, o brasileiro Marlos foi o destaque.

O meia brasileiro anotou o gol daquela vitória e o primeiro gol ucraniano da contagem desta partida de volta. O Shakhtar avança com o agregado em 3×2. Na Suécia o surpreendente Malmö despachou o escocês Celtic, campeão da CL 1966/1967. Os suecos venceram por 2×0, obtendo o agregado final de 4×3.

Na Croácia, o tradicional Dinamo Zagreb impôs 4×1 sobre o estreante albanês Skënderbeu, somando um agregado de 6×2. O gol dos albaneses foi anotado pelo atacante brasileiro Esquerdinha, ex-Bragantino. Por fim, a zebra Maccabi Tel-Aviv recebeu o suíço Basel em Israel. Os israelenses mostraram grande resistência e tinham vantagem do empate com gols, obtendo-o em 1×1.

Uma vez que o jogo na Suíça acabou empatado em 2×2, o Maccabi se valeu do critério de desempate do número de gols marcados fora de casa. Os israelenses desclassificaram o time suíço que se tornou frequente nas últimas temporadas, nesta fase da CL. O Basel não fez valer seu favoritismo.

Classificados da terça-feira: Valencia, Shakhtar Donestk, Malmö, Dinamo Zagreb e Maccabi Tel-Aviv.

Jogos de quarta.

No dia seguinte, na Bélgica, o Clube Brugge bem que tentou, mas o tricampeão Manchester United não tomou conhecimento dos belgas. Podendo perder por até 2×0, os red devils conseguiram impor mais quatro gols, onde três foram anotados pelo ídolo e artilheiro Wayne Rooney. Com um agregado total de 7×1, o United e mostrou o óbvio. Ou seja está na fase de playoffs por acaso.

Na Russia, o CSKA Moskow tentaria reverter a derrota de 2×1, frente a um interessante Sporting Lisboa. A partida novamente foi movimentadíssima, com os lisboetas saindo na frente, graças ao colombiano Teo Gutierrez. Os russos no entanto, empataram, viraram e obtiveram a classificação ao impor 3×1 (agregado 5×4).

Na Bayarena de Leverkusen (Alemanha), o Bayer Leverkusen impôs uma vitória convincente por 3×0, superando tranquilamente a vitória pelo placar mínimo conseguida pela italiana Lazio, em Roma. Na Bielorrusia, o BATE Borisov despachou o Partizán mesmo com os sérvios vencendo por 2×1. A vitória do BATE por 1×0 em Belgrado (Sérvia), teve seu gol valendo como critério desempate.

A zebra da quarta-feira foi o Astana do Cazaquistão, que empatou com o cipriota APOEL em 1×1. O gol único da vitória do Astana em casa, garantiu sua estreia na fase de grupos da CL. O APOEL era favorito, tendo também se tornado nome frequente nesta fase da CL, nas últimas temporadas.

Classificados da quarta-feira: Manchester United, CSKA Moskow, Bayer Leverkusen, BATE Borisov e Astana.

O sorteio dos grupos da primeira fase da Champions League 2015/2016 será realizado pela UEFA no Principado de Mônaco, já nesta quinta-feira 27/08. O evento ocorre às 12:45 hr (horário de Brasília).