Na última quinta-feira a UEFA realizou no Principado de Mônaco, o sorteio dos oito grupos da primeira fase da edição 2015/2016 da Champions League. A cerimônia prestou homenagens ao atual campeão Barcelona, que venceu cinco vezes a competição. Contou também com diversos atletas do presente e do passado.

Atletas do passado do Barcelona vitoriosos no torneio marcaram presença, como Andoni Zubizarreta ou o brasileiro Juliano Belletti, autor do gol da vitória culé na final da edição 2005/2006. Representando a cidade de Milão (Itália), que abrigará a final da atual edição, compareceram o ex-lateral italiano Paolo Maldini e o ex-lateral argentino Javier Zanetti.

Ambos respectivamente foram capitães de Milan e Internazionale. Ironicamente, nenhum dos dois clubes de Milão disputarão a esta edição da competição. Os finalistas se enfrentarão em 28 de maio de 2016, no estádio San Siro (ou Giuseppe Meaza), espaço o qual Milan e Inter dividem como mandantes.

Os grupos.

Confira como ficaram os oito grupos da primeira fase, lembrando que os dois primeiros se classificam para a fase de mata-mata (com oitavas, quartas, semifinais e final). Os terceiros colocados de cada grupo adquirem vaga para a disputa da Europa League.

Grupo A: Paris Saint-Germain (França), Real Madrid (Espanha), Shakhtar Donestk (Ucrânia), Malmö (Suécia).

Grupo B: PSV Eindhoven (Holanda), Manchester United (Inglaterra), CSKA Moskow (Russia), Wolfsburg (Alemanha).

Grupo C: Benfica (Portugal), Atlético de Madrid (Espanha), Galatasaray (Turquia), Astana (Cazaquistão)

Grupo D: Juventus (Itália), Manchester City (Inglaterra), Sevilla (Espanha), Borussia Möenchengadbach (Alemanha)

Grupo E: Barcelona (Espanha), Bayer Leverkusen (Alemanha), Roma (Itália), BATE Borisov (Bielorussia)

Grupo F:  FC Bayern (Alemanha), Arsenal (Inglaterra), Olimpiakos (Grécia), Dinamo Zagreb (Croácia).

Grupo G: Chelsea (Inglaterra), FC Porto (Portugal), Dynamo Kiev (Ucrânia) e Maccabi Tel-Aviv (Israel)

Grupo H: Zenit St. Petesburg (Russia), Valencia (Espanha), Gent (Bélgica), Olympique Lyonnais ou simplesmente Lyon (França)

O grupo que acabou mais alardeado foi o grupo D, já apelidado de “grupo da morte”. Ali está a italiana Juventus, bi-campeã da CL e atual vice-campeã do torneio. A Juve chegou com a vaga de campeã italiana e se vê ao lado do inglês Manchester City, agraciado com a vaga de segundo lugar da Premier League.

Juve e City brigam por duas vagas com o espanhol Sevilla, que ganhou direito de participar da CL como o atual campeão da Europa League. Em termos de elenco a equipe da Andaluzia embora bi-campeã consecutiva da Europa League, se vê um degrau abaixo de Juve e City. Ainda assim o time andaluz criará grandes problemas, tanto para a vecchia signora quanto para os citzens.

O Sevilla é um dos cinco integrantes espanhóis da atual CL, um número recorde de participantes. Talvez o público não tenha tempo para aprender a pronunciar o nome do alemão Borussia Möenchengladbach, quarto integrante do grupo D, que por sua vez lamenta a falta de sorte no emparelhamento.

Um outro destaque que vale ser mencionado é o embate entre o milionário francês Paris Saint-Germain e o dez vezes campeão da CL Real Madrid. Os elencos estelares de ambos estão inclusos no grupo A. O tarimbado Shakhtar Donestk da Ucrânia deve superar o sueco Malmö na disputa pelo terceiro posto do grupo.

É preciso lembrar que o Shakhtar ainda está mandando seus jogos em Lyev, em virtude dos conflitos armados que ocorrem na Ucrânia, os quais se dão na região de Donestk. Nas últimas temporadas a UEFA tem vetado confrontos entre times ucranianos e russos, o que em tese pode ocorrer nesta edição da CL.

O Shakhtar representa a Ucrânia junto ao Dynamo Kiev (grupo G) com CSKA Moskow (grupo B) e Zenit St. Petesburg (grupo H), representando a Russia.

A primeira rodada da fase de grupos da Champions League 2015/2016 acontece nos próximos dias 15 e 16 de setembro.