Real Madrid: Casillas e a despedida indesejável.

Na última segunda-feira, o Real Madrid promoveu um ato oficial de anúncio da saída do goleiro Iker Casillas. Inicialmente e conforme notificamos aqui no 90 Minutos, este tipo de protocolo não havia sido agendado. No domingo anterior Casillas já se pronunciava oficialmente como atleta do lusitano FC Porto.

Entretanto a repercussão de informações foi um tanto quanto confusa. O presidente Florentino Pérez convocou uma cerimônia de despedida para o goleiro, de última hora. Segundo informou o periódico espanhol El País, muitos dos problemas foram decorrentes de declarações dos pais de Casillas, que dentre outras coisas afirmaram um tipo de desprestígio da parte da direção blanca, para com seu filho.

Para os pais do goleiro, a “campanha de desprestígio” se propagava desde 2010, período em que o treinador José Mourinho assumiu o clube merengue. Casillas de fato teve problemas com Mou, entre 2010 e 2013. Na cerimônia da última segunda-feira, realizada no Santiago Bernabéu (Madrid), Florentino afirmou que Casillas estava partindo porque assim desejava.

Assim que recebeu a proposta portista, Casillas comunicou a direção do clube que rapidamente resolveu a sua liberação. A imprensa descreveu as situações de improviso da cerimônia, onde Casillas sem um discurso preparado, agradeceu ao público e torcida sendo interrompido pelo próprio Florentino, que disse algo como “pode sentar-se”.

Porém, os ditos dos pais de Casillas já haviam surtido efeito, uma vez que a torcida blanca presente no Bernabéu deu vazão a gritos solicitando a demissão do próprio Florentino Pérez, e protestos contra a possível negociação do zagueiro Sérgio Ramos. Em meio ao anti-climax, Casillas posou com diversos troféus os quais ajudou a conquistar.

Dentre estes troféus, os três referentes às Champions League 1999/2000, 2001/2002 e 2013/2014. Iker Casillas já é oficialmente atleta do FC Porto e utilizará a camisa número 12. Muitos setores da imprensa (inclusive no Brasil), se pronunciaram de forma contrária à maneira como o Real Madrid se desfez de um ídolo formado em suas categorias de base.

Ainda assim, encerrar o vínculo de um atleta com mais de 30 anos (Casillas tem 34 anos), por mais ídolo que seja, é um ato gerencial lúcido.

A questão De Gea.

Ainda durante o último final de semana, o El País explicitou que entre o Real Madrid e o goleiro David De Gea, já há uma intenção de vínculo definida. O staff do goleiro espanhol confirmou inclusive, que há uma clausula obrigando o clube merengue a indenizar De Gea em 15 milhões de Euros, caso nenhum acerto ocorra até setembro.

Resta um acordo com o clube inglês Manchester United para a concretização da contratação e o El País frisou que os dirigentes merengues tem urgência na contratação de De Gea, revelado pelo rival municipal merengue, o Atlético de Madrid.

As informações que se propagam já a algumas semanas na Espanha, dão conta de uma provável liberação do zagueiro Sérgio Ramos para o clube red devil, em contraparte. Ramos não renovará seu vínculo com o Real Madrid e já teria inclusive, ofertas oficiais enviadas por emissários do clube inglês.

Imagem de Casillas e os troféus na última segunda-feira: El País.

Alexandre Kazuo
Alexandre Kazuo é blogueiro de futebol há mais de 10 anos. Ex-colaborador do Trivela (2006-2010) e ex-blogueiro do ESPN FC Brasil (Lyon). É mestre em filosofia contemporânea e também procura por cultura pop, punk/rock/metal. Twitter - @Immortal_Kazuo
Top