Barcelona: jogos, trapaças e eleições fumegantes.

No próximo sábado 18/07, o clube espanhol de origem catalã, Barcelona passará por eleições que deverão definir seu novo presidente. O último, Josep Maria Bartomeu tenta se re-eleger mas se vê vinculado à névoa da administração de Sandro Rosell, por sua vez obrigado a deixar o cargo durante 2014. Rosell foi afastado após constatadas irregularidades na contratação de Neymar, feita em 2013.

Bartomeu concorre com Joan Laporta, Toni Freixa e Agusti Benedito. Laporta já dirigiu o clube culé entre 2003 e 2010, período em que o time venceu duas Champions League (2005/2006 e 2008/2009). É atualmente o mais ferrenho opositor à tortuosa política de contratações conduzida por Rosell, nos últimos anos.

Em escala menor, Freixa e Benedito são menos cotados e descritos por Laporta enquanto “filhotes” da forma de gerir tanto de Rosell, quanto de Bartomeu. Laporta inclusive sugeriu publicamente que Freixa e Benedito, deveriam renunciar às próprias candidaturas.

A questão Arda Turan.

A recente contratação do meia turco Arda Turan, sob vínculo e negociação peculiar foi criticada pelos opositores à Josep Bartomeu. A aquisição sôou como uma manobra de marketing eleitoral do próprio Bartomeu. Turan custou 34 milhões de Euros que devem ser pagos ao Atlético de Madrid.

Porém, caso Bartomeu não vença, Turan pode ser re-comprado pelo “Atléti” por 30 milhões de Euros, até o próximo dia 20/07. O periódico espanhol El País já noticiou que Joan Laporta tem conversações adiantadas com o meia francês Paul Pogba, da italiana Juventus.

Paralelamente, Freixa e Benedito preferem o meia italiano Marco Verratti do PSG. Benedito supostamente já teria minúcias atadas com o próprio Verratti. Especificamente, Laporta criticou a contratação de Arda Turan afirmando que não vale a pena gastar “quase 40 milhões de Euros por um atleta de 30 anos” (Turan tem 28 anos). Laporta ainda afirmou que se Turan queria atuar no Barcelona, sua aquisição poderia esperar o presidente vitorioso.

Turan, inclusive já apresentado, afirmou publicamente que tinha o desejo de jogar pelo clube blaugrena. A negociação pelo turco se concretizada, pode ter o acréscimo de mais 7 milhões de Euros previstos em cláusulas que determinam metas a serem cumpridas. O vulto em torno da chegada de um novo meio-campista, foi apressado pelo técnico Luís Enrique e torna-se maior, uma vez que este meio-campista preencherá a lacuna deixada pelo ídolo Xavi Hernández.

Ainda cumprindo punição.

Um outro detalhe que torna difíceis as contratações do Barça para esta janela de transferências de verão, é o cumprimento da punição imposta pela FIFA. O clube blaugrena foi acusado de irregularidades na manutenção de atletas menores de idade, em suas canteras. Está proibido de utilizar novos atletas até janeiro de 2016.

Turan (se permanecer) e o também já contratado Aleix Vidal, só vão estrear no segundo turno da temporada 2015/2016. Ainda segundo o El País, os representantes da direção esportiva do clube, Ariedo Braida e Albert Soler já teriam se certificado de que o citado Pogba só deixe a Juventus na janela de transferências de inverno. Ou seja, em janeiro de 2016.

Voltando à corrida eleitoral culé, Toni Freixa que corre por fora, tem como plataforma uma maior ênfase ao trabalho e a manutenção dos jovens valores revelados pelas canteras. Joan Laporta por sua vez, tem como plataforma a expansão do número de sócios, o que consequentemente trará maior público aos jogos.

Re-valorizar a marca Barcelona também é parte do planejamento de Laporta. O clube culé recebe 30 milhões de Euros anuais da Nike, valor defasado se comparado por exemplo, ao vínculo de 94 milhões de Euros anuais, firmado entre Adidas e Manchester United.

Imagem de Turan se apresentando como atleta do Barcelona: Alejandro Garcia – EFE

Alexandre Kazuo
Alexandre Kazuo é blogueiro de futebol há mais de 10 anos. Ex-colaborador do Trivela (2006-2010) e ex-blogueiro do ESPN FC Brasil (Lyon). É mestre em filosofia contemporânea e também procura por cultura pop, punk/rock/metal. Twitter - @Immortal_Kazuo
Top