Champions League: semifinais (ida).

Nesta terça e quarta-feiras a Champions League 2014/2015 entra em sua fase de semifinais. Apenas quatro times ainda restam no torneio. Os quatro já foram campeões da CL, em mais de uma oportunidade. Temos o espanhol Real Madrid e seus dez títulos que enfrentará a italiana Juventus, com seus dois títulos.

O alemão FC Bayern elencando cinco êxitos, vai se deparar com o espanhol de origem catalã Barcelona, que por sua vez ostenta quatro conquistas. Juventus x Real Madrid se enfrentam na terça-feira e Barcelona x FC Bayern no dia seguinte.

Na Juventus Arena de Turim (Itália), a Juve receberá o Real Madrid. O time bianconeri sagrou-se tetracampeão italiano consecutivo, neste fim de semana. Mas apesar da tradição a Juventus é uma “zebra” neste momento, estando numa vaga que poderia se imaginar ocupada pelo Chelsea por exemplo.

O elenco da vecchia signora é de “segundo escalão”. Desde o início a equipe não era nem de longe favorita ao título continental. Buffon e Pirlo são jogadores em fim de carreira. Paul Pogba, Arturo Vidal e Carlitos Tevez apenas, poderiam estar atuando na Premier League inglesa ou em algum outro grande europeu. Só. O meio-campista francês Pogba segue vetado pelo departamento médico, sendo este o principal desfalque bianconero.

O jogo defensivo da Juve tipicamente italiano, não é muito diferente daquele utilizado pelo já eliminado e espanhol Atlético de Madrid, que por sua vez ostenta declaradamente um estilo defensivista. Ambas as equipes jogaram entre si na fase de grupos, protagonizando duas partidas similares a um jogo de xadrez, válidas pelo grupo A.

Foi uma vitória do Atlético por 1×0 em Madrid e um 0x0 em Turim. O Atlético porém não possui atletas equiparáveis aos citados Pogba, Vidal e Tévez. Num todo e aglutinando qualidade do elenco e falta de novas ideias táticas, a representante italiana nas semifinais da CL reflete exatamente a decadência da atual Série A italiana.

Na contra mão, o Real Madrid surge tentando lidar com o desgaste físico acumulado de alguns de seus principais atletas. Para o confronto de terça, Benzema e Gareth Bale seguem como dúvidas. Modrić segue vetado até o fim da temporada. Espera-se que o técnico Carlo Ancelotti disponha do esquema com 3 zagueiros (Pepe/Sergio Ramos/Varane), como fez na partida de volta contra o Atlético de Madrid, nas quartas de final.

Ou seja, um Real Madrid pragmático que pode jogar pra vencer de forma eficiente em contra-ataques. Pautando-se pela capacidade de decisão de James Rodriguez e obviamente Cristiano Ronaldo. O reabilitado atacante mexicano Chicharito Hernandez, improvável herói da classificação deve surgir entre os titulares blancos.

Na quarta: Pep versus Barcelona.

A expectativa do confronto da quarta-feira se dá em nome do re-encontro de Pep Guardiola treinador do FC Bayern e seus ex-comandados do Barcelona. Pela primeira vez o técnico catalão responsável pelas últimas duas conquistas da CL blaugrenas, enfrentará o time em que atuou também como atleta.

O momento do time alemão não é bom, havendo muitos problemas de ordem médica. Arjen Robben e Robert Lewandowski, principais nomes do ataque do time bávaro estão vetados pelo departamento médico. Reiteramos, o momento do Bayern não é bom, sendo o time já tricampeão consecutivo da Bundesliga, antes da atual edição da mesma ter se encerrado (!!!). Segundo a imprensa alemã, Guardiola incrivelmente sofre comparações desfavoráveis com seu antecessor, o treinador Juup Heynckes, comandante do time na última CL conquistada pelo Bayern em 2013.

Pelo lado do Barcelona, tudo vai muito bem obrigado, com os culés firmes na liderança da liga espanhola. Não é impossível para a equipe de Luís Enrique manter-se dois pontos a frente do vice-líder Real Madrid, há três rodadas do fim. O Barça de Enrique é diferente sim do Barcelona de Guardiola.

O time atual mostra uma capacidade de verticalização que os times de Guardiola vencedores da CL 2009 e 2011, não possuíam. O trio ofensivo Messi, Neymar e Suárez se vale do expediente do jogo ofensivo em velocidade. O intento é mais direto e físico e a intensidade de seu jogo é maior, ao passo que o Barça de Guardiola valorizava mais a posse de bola e o aspecto lúdico do jogo em si.

O último encontro de Bayern e Barça se deu nas semifinais da CL 2012/2013, com os bávaros humilhando os catalães, que acabaram eliminados com um saldo negativo de sete gols em duas partidas. Os bávaros venceram os jogos de ida e volta por 4×0 e 3×0 respectivamente, sagrando-se campeões naquela ocasião.

A Champions League está sendo transmitida pela ESPN e pelo Sports +. Na tv aberta a Esporte Interativo exibe Juventus x Real Madrid na terça. Globo e Band exibem Barcelona x FC Bayern na quarta-feira. Os jogos começam às 15:45 (hr de Brasília).

Alexandre Kazuo
Alexandre Kazuo é blogueiro de futebol há mais de 10 anos. Ex-colaborador do Trivela (2006-2010) e ex-blogueiro do ESPN FC Brasil (Lyon). É mestre em filosofia contemporânea e também procura por cultura pop, punk/rock/metal. Twitter - @Immortal_Kazuo
Top