La Liga: a dez rodadas do fim.

La Liga espanhola entrou em suas dez últimas e decisivas rodadas neste fim de semana. Neste domingo, o líder Barcelona (68 pontos) e o vice-líder Real Madrid (64 pontos) iniciam uma saga onde o objetivo é vencer os últimos dez jogos. Os blancos recebem o Granada no Bernabéu (Madrid) e os blaugrena irão a Balaídos visitar o Celta de Vigo, pela vigésima nona rodada.

Pelo lado blaugrena o técnico Luís Enrique confirmou o atacante argentino Lionel Messi entre os relacionados, sendo que “la pulga” não atuou na data FIFA de amistosos pela Argentina, devido a lesão. Messi seguiu na América do Norte com os companheiros de seleção, mas sequer entrou em campo, estando já recuperado.

O periódico El País frisou as palavras do treinador culé, asseverando sua crença de que nenhum dos quatro times que aspiram o título vencerão as últimas 10 partidas. Enrique referindo-se a Real Madrid, Atlético de Madrid e Valencia (além do próprio Barça) fez a ressalva confiante, de que pode se equivocar acerca de sua própria equipe.

Paralelamente em Madrid, o treinador Carlo Ancelotti, derrotado pelo time de Luís Enrique em “el clásico” realizado no Camp Nou na última rodada, confirmou que o objetivo merengue é vencer os últimos 10 jogos. Carletto disse sem soberba que “não é uma utopia vencer os últimos 10 jogos que faltam”. Colocou ainda que o grupo blanco tem qualidade suficiente para fazê-lo.

O técnico italiano mostrou alguma preocupação com a condição física do elenco. Porém há algum alento uma vez que o meia colombiano James Rodriguez deve estar entre os titulares neste domingo. James retorna após dois meses se recuperando de uma fratura no pé direito. Isco está suspenso, Khedira e Carvajal serão poupados e o único realmente sem condições é o zagueiro Pepe, vítima de uma lesão muscular.

A atual condição do Real Madrid é comparada com a campanha blanca que culminou no título da temporada 2006/2007, comandada pelo técnico também italiano Fabio Capello e também vitorioso ex-treinador do Milan. Na ocasião, os merengues se viam cinco pontos atrás do então líder Barcelona a doze rodadas do fim e conseguiram obter 31 pontos em 36 possíveis. O Barça obteve apenas 26 dos 36 possíveis.

O Real Madrid enfrenta o Granada as 7 hr da manhã (horário de Brasília) e o Barcelona visita o Celta às 16 hr (horário de Brasília). No Brasil La Liga está sendo transmitida pela ESPN e pelo Sports +.

Foto de Luís Enrique: El País.

Alexandre Kazuo
Alexandre Kazuo é blogueiro de futebol há mais de 10 anos. Ex-colaborador do Trivela (2006-2010) e ex-blogueiro do ESPN FC Brasil (Lyon). É mestre em filosofia contemporânea e também procura por cultura pop, punk/rock/metal. Twitter - @Immortal_Kazuo
Top