Champions League: quartas de final.

A fase de quartas de final da Champions League 2014/2015 terá início nesta terça-feira 14/04. Esta semana acontecerão primeiros quatro jogos de ida, na terça e na quarta-feira.

Estão classificados para a disputa a italiana Juventus, o monagêsco Monaco que representa a Ligue 1 francesa, os espanhóis Atlético de Madrid e Real Madrid. Além do espanhol de origem catalã Barcelona, o francês Paris Saint-Germain, o alemão FC Bayern e o lusitano FC Porto.

Na terça-feira a bi-campeã da CL, Juventus recebe o Monaco na Juventus Arena (Turim/Itália). Muito provavelmente o time bianconero de Turim, ainda terá a ausencia do meia francês e destaque Paul Pogba, recuperando-se de lesão. Entretanto a vecchia signora, virtual tetra-campeã italiana consecutiva, detém sim algum favoritismo diante da zebra vermelha e branca do Monaco.

Na Espanha os holofotes estarão sendo atraídos pela re-edição da última final da CL, o derby madrilenho entre Atlético e Real Madrid. Embora tenham sido derrotados a quase um ano atrás pelos blancos, os colchoneros venceram todos os confrontos disputados contra os merengues, na atual temporada. O último realizado pelo returno de La Liga espanhola, terminou numa goleada de 4×0 para o Atlético.

A pouco mais de uma semana, o Real Madrid teve o retorno do meia James Rodriguez recuperado de uma fratura no pé direito. A quase um mês, o meia croata Luka Modrić também retornou reconfigurando o meio campo blanco, destaque na primeira metade da atual temporada. A disposição em 4-3-3 do time “sem volantes” de Carlo Ancelotti está podendo ser novamente re-editado com James, Modrić e Toni Kroos como centro-campistas.

Em três jogos por La Liga nos últimos oito dias, os blancos anotaram 14 gols em três vitórias, sendo uma delas um 9×1 sobre o Granada com cinco gols de Cristiano Ronaldo. Porém, o panorama para “Atléti” e “el Madrid” que acontecerá nos domínios rojiblancos do Vicente Calderón é sim, de equilíbrio.

Na quarta-feira.

Na quarta a partida da rodada se materializa na forma do confronto entre PSG e Barcelona, que ocorre no Parc des Princes (Paris/França). Após eliminar o Chelsea de forma surpreendente nas oitavas de final desta CL, o PSG ganhou moral recuperando a confiança e inclusive, “abocanhou” a liderança da disputada Ligue 1 francesa.

O grande problema do PSG para o confronto contra o Barcelona, será o desfalque de Zlatan Ibrahimović que cumpre suspensão automática por ter sido expulso, na última partida contra o Chelsea. Neste último fim de semana os parisienses conquistaram seu primeiro título da temporada, a Coupe de La Ligue, ao impor 4×0 no frágil Bastia.

Ainda liderando a liga espanhola o Barcelona, tem a seu favor a tradição de tetracampeão da CL e um conjunto técnico/tático que finalmente se solidificou. Os blaugrenas detém um favoritismo mínimo também pelo fato de seu “homem a mais” Lionel Messi, ostentar um bom momento. Porém, o PSG pode perfeitamente colocar a situação a seu favor.

Por fim, ainda na quarta-feira o pentacampeão FC Bayern visita o bi-campeão FC Porto no Estádio do Dragão (Cidade do Porto/Portugal). Apesar da tradição portista, este confronto que pende para o clube alemão no aspecto técnico e tático. Possivelmente, Porto x Bayern protagonizarão a disputa menos equilibrada destas quartas de final.

A Champions League está sendo transmitida no Brasil pela ESPN e pelo Sports +. Na tv aberta a Esporte Interativo exibirá Atlético x Real Madrid na terça. Band e Globo exibem PSG x Barcelona, na quarta. Os jogos começam às 15:45 (hr de Brasília).

Alexandre Kazuo
Alexandre Kazuo é blogueiro de futebol há mais de 10 anos. Ex-colaborador do Trivela (2006-2010) e ex-blogueiro do ESPN FC Brasil (Lyon). É mestre em filosofia contemporânea e também procura por cultura pop, punk/rock/metal. Twitter - @Immortal_Kazuo
Top