Terceiro colocado de La Liga espanhola com 65 pontos, o atual campeão do torneio Atlético de Madrid visita o Málaga pela trigésima primeira rodada, neste sábado. O objetivo do clube colchonero é manter-se na zona de classificação direta para a próxima Champions League, algo que vem sim, sendo cumprido.

O períódico espanhol El País chamou a atenção para a escalação do lateral/zagueiro rojiblanco Jesús Gámez, que enfrentará seu ex-clube. Gámez, espanhol de 30 anos, chegou ao Atlético no início desta temporada por pouco mais de 2 milhões de Euros, contratado junto ao Málaga. Inicialmente se tratava de uma segunda opção para a lateral direita, suplente de Juanfran sempre convocado para a seleção da Espanha.

O El País frisa a efetividade dos cruzamentos de Gámez que ganhou a titularidade da lateral esquerda. A utilização das jogadas de bola parada e jogo aéreo se fazem bastante cabíveis no estilo de jogo proporcionado pelo treinador rojiblanco Diego Simeone, que por sua vez privilegia o modo de jogo defensivo.

O recurso utilizado por Gámez que originalmente é destro, foi enfatizado também por seu ex-treinador no Málaga, Juan Ramón Muñiz. O antigo técnico do Málaga enalteceu as qualidades de Gámez, afirmando que o utilizou tanto como lateral, quanto como zagueiro central. E tanto pelo lado direito, quanto pelo esquerdo.

Inicialmente, o diretor esportivo do Atlético, José Luiz Caminero imaginava que Gámez seria útil como reserva dos zagueiros centrais, caso não fosse aproveitado na lateral direita. No entanto, um grande problema do time rojiblanco ao início desta temporada, foi encontrar alguém que preenchesse a lacuna deixada pelo brasileiro Filipe Luís, negociado por 20 milhões de Euros com o britânico Chelsea.

Dos substitutos diretos trazidos para a lateral esquerda no início da temporada, o brasileiro naturalizado italiano Guilherme Siqueira não se firmou na posição, tal qual o argentino Ansaldi, que sofre com lesões físicas. Gámez ganhou a titularidade da posição quando o Atlético visitou o Eibar em fevereiro, em partida válida por La Liga, vencida por 3×1.

O El País porém chamou a atenção para a presença do lateral nas derrotas colchoneras contra Valencia e Barcelona, ambas fora de casa e ambas também por 3×1. Para o periódico espanhol a prova de fogo de Gámez, será pela partida de ida das quartas de final da Champions League. Os colchoneros enfrentam o Real Madrid, na próxima terça. Gámez será o responsável pela marcação de Gareth Bale.

Málaga e Atlético de Madrid se enfrentam às 13 hr (horário de Brasília). La Liga espanhola está sendo transmitida no Brasil pela ESPN e Sports +.

Foto de Gámez: D. O. de Olza – AP