Real Madrid: o “bode expiatório” é galês?

Após derrota desastrosa para o tradicional Athletic Bilbao por 1×0, na rodada de fim de semana de La Liga, o Real Madrid volta a campo nesta terça-feira, para o jogo de volta das oitavas de final da Champions League. O panorama contra o alemão Schalke 04 é bem mais ameno, uma vez que os blancos venceram por 2×0 o confronto de ida em Gelsenkirchen.

O revés contra o time espanhol de origem basca no último sábado custou ao Real Madrid a perca da liderança do campeonato espanhol, “abocanhada” novamente pelo rival Barcelona. A imprensa espanhola criticou a inoperância do trio ofensivo Bale/Benzema/Cristiano Ronaldo, logo na sequência da derrota.

No último ano e meio o trio atuou em 53 partidas de La Liga e anotou 119 gols. Porém iniciada a segunda parte da atual temporada no começo de janeiro, a média de gols do trio caiu de 2,2 gols por partida para 1,2 gols. A imprensa, incluindo-se o periódico espanhol El País critica duramente o módulo em 4-3-3, solicitando um 4-4-2. Além de ter escolhido o meia galês Gareth Bale como “bode expiatório”.

O fator do pouco municiamento ao trio ofensivo é obviamente a ausência dos meias Luka Modrić e James Rodriguez, entregues ao departamento médico. Sem eles, o time necessita de um volante com características de interditor, ou seja Khedira que também esteve indisponível por problemas físicos nas últimas três ou quatro semanas.

Modrić e James permitiam ao time blanco defender-se valendo-se da manutenção da posse de bola. Suas ausências tem suplentes, mas seus talentos que incluem suas respectivas capacidades de retenção de bola, são insubstituíveis.

Na coletiva pré-confronto pela CL, o treinador Carlo Ancelotti foi abordado acerca da titularidade de Bale. O galês já soma oito partidas sem anotar gols. Carletto afirmou que se o galês for “sacado”, todo o restante da equipe também teria que mudar. Disse que se Bale deve sair: “Karim (Benzema) também deve sair porque não tem feito gols, Cristiano e todo o meio-campo”.

Ancelotti reafirmou sua confiança em seu tridente ofensivo. O treinador italiano tem assumido publicamente a queda de rendimento da equipe e não responsabiliza nenhum jogador individualmente. Mais além Ancelotti tem apontado para um déficit motivacional/psicológico/mental de todo o grupo.

Em aspecto tático/técnico o treinador confirmou que os citados Modrić e Khedira, serão relacionados para o confronto contra o Schalke. Tecnicamente mais importante, Modrić deverá atuar por alguns minutos e se vê em fase final de recuperação de lesão sofrida em amistoso pela seleção da Croácia, no fim de 2014.

Sami Khedira muito provavelmente deve surgir como interditor a frente da linha defensiva. Havia a expectativa da reaparição do zagueiro Sergio Ramos, mas o mesmo só deve ressurgir no grupo blanco, no fim de semana para o compromisso pela liga espanhola.

O El País destacou as palavras de Ancelotti, quando questionado sobre sua parte no mal momento que vive o Real Madrid. Carletto afirmou: “Minha culpa é 100%. É 100%! Quando uma equipe não joga bem e tem desfalques a responsabilidade do treinador é 100%. Do mesmo modo que quando se ganha o mérito do treinador é 0%”.

Foto de Bale (a direita) em lance da partida contra o Bilbao no último fim de semana: JM Serrano – Getty Images.

Alexandre Kazuo
Alexandre Kazuo é blogueiro de futebol há mais de 10 anos. Ex-colaborador do Trivela (2006-2010) e ex-blogueiro do ESPN FC Brasil (Lyon). É mestre em filosofia contemporânea e também procura por cultura pop, punk/rock/metal. Twitter - @Immortal_Kazuo
Top