Champions League: oitavas de final (volta).

A UEFA Champions League terá as primeiras partidas de volta das oitavas de final, a partir destas terça e quarta-feiras. Mais uma vez as oito partidas se veem divididas em duas semanas, com quatro partidas em cada uma.

Nesta terça 10/03, se enfrentam Real Madrid e Schalke 04 e FC Porto e Basel. Na quarta-feira, 11/03 entram em campo FC Bayern e Shakhtar Donetsk além de Chelsea e Paris Saint-German.

Na terça o Real Madrid terá um panorama um pouco menos atribulado do que aquele sofrido em relação a liga espanhola. Os blancos recebem o alemão Schalke no Santiago Bernabéu (Madrid/Espanha), detendo vantagem de dois gols obtidos na vitória por 2×0, na Alemanha.

Contra o time azul royal, o atual campeão da CL não sentiu tanto a ausência de seus vários desfalques por lesão, os quais minaram os bons desempenhos em La Liga. O compromisso do último fim de semana acabou em derrota para ao Athletic Bilbao, no San Mamés (1×0).

Contra o Schalke, o técnico blanco Carlo Ancelotti deverá relacionar o meia Modrić e o zagueiro Sergio Ramos, porém sem garantias de que ambos estejam entre os titulares. Khedira voltou a ser relacionado no fim de semana e Illarramendi foi titular na partida em Bilbao. Pela CL, Carletto deve escalar o alemão ou o basco, com Lucas Silva sendo preterido do setor de meio-campo. Mesmo com desfalques, os galácticos são amplamente favoritos.

Paralelamente ao confronto no Bernabéu, o FC Porto recebe o suíço Basel no Estádio do Dragão (Cidade do Porto/Portugal), após empate em 1×1 no jogo de ida. Apesar da tradição de bi-campeão da CL dos dragões lusitanos, o prognóstico do confronto segue apontando equilíbrio extremo. O empate sem gols favorece a classificação portista.

Na quarta-feira.

Na quarta 11/03 temos o “jogo da rodada” entre Chelsea x PSG, desta vez no Stamford Bridge em Londres. O empate em 1×1 na partida de ida mostra algum favoritismo para os blues, que jogam pelo empate sem gols. O PSG parece ter minimizado a crise de confiança. O time parisiense teve o retorno de Ibrahimović em compromisso da Ligue 1. Ibrah inclusive anotou um gol contra no Lens no fim de semana.

O favoritismo pende para a equipe londrina até porque os blues folgaram neste último fim de semana, reservado no calendário para partidas da FA Cup, torneio inglês em que o Chelsea já se vê eliminado. Fisicamente a equipe de José Mourinho tem mais uma vez um “plus”, algo que similarmente ocorreu às vésperas da partida de ida.

Nos últimos cinco dias, o PSG atuou duas vezes, pela Coupe de France (2×0 sobre o Monaco) e pela Ligue 1 (4×1 sobre o Lens). O quesito físico poderá ser o fator determinante do confronto. Atuando para se defender, o Chelsea é uma das equipes mais difíceis de serem batidas em toda a Europa.

Além da partida em Londres, a quarta-feira trará FC Bayern x Shakhtar Donetsk na Allianzarena (Munique/Alemanha). O ucraniano Shakhtar fez muito na partida de ida, segurando um inimaginável 0x0, dentro dos seus domínios. O Bayern segue favorito e apenas um improvável cataclisma deve alterar o panorama. O elenco bávaro deverá fazer a diferença.

No Brasil a Champions League está sendo exibida pela ESPN e pelo Sports +. Na tv aberta a Esporte Interativo exibe os jogos de terça, Band e a partir desta semana Globo, exibem os jogos da quarta-feira.

Alexandre Kazuo
Alexandre Kazuo é blogueiro de futebol há mais de 10 anos. Ex-colaborador do Trivela (2006-2010) e ex-blogueiro do ESPN FC Brasil (Lyon). É mestre em filosofia contemporânea e também procura por cultura pop, punk/rock/metal. Twitter - @Immortal_Kazuo
Top