Atlético de Madrid: com Mandzukić ou sem Mandzukić?

Neste domingo o Atlético de Madrid recebe o Valencia no Vicente Calderón, pela vigésima sexta rodada de La Liga espanhola. O time colchonero é o terceiro colocado com 54 pontos e o Valencia o quarto com 53. O que seria um duelo pelo terceiro posto, ganhou maiores dimensões, após a derrota do líder Real Madrid por 1×0, diante do Athletic Bilbao, no sábado.

Durante a última semana muitos sites esportivos repercutiram uma suposta insatisfação do atacante croata Mario Mandzukić, que iniciou a partida no banco de reservas junto a Fernando Torres, no último fim de semana. Na última rodada o time rojiblanco do treinador Diego “cholo” Simeone empatou em 0x0 com o Sevilla, na Andaluzia.

A imprensa europeia ventilou um possível interesse do Atlético no uruguaio Edinson Cavani, atualmente no francês PSG. A transferência poderia vir a acontecer no próximo verão. Na última coletiva antes do confronto contra o Valencia, Simeone defendeu a presença do seu atacante croata, conforme palavras destacadas pelo periódico espanhol El País.

“Cholo” afirmou que Mandzukic é: “importantíssimo para nós, proporcionando muitas situações de perigo, seja de costas para o gol, seja abrindo a marcação para os que vez de trás, ou seja a longa distancia para poder conceder assistências, o que ele já fez muito. Nós o temos como um atleta determinante para a equipe.”

Simeone ainda frisou que neste momento de disputa simultanea de liga espanhola e Champions League, ter um atacante sobressalente no elenco é muito importante. Contra o Valencia, o destaque e artilheiro Antoine Griezmann será desfalque por problemas físicos. O El País ressalta que as instancias superiores do Atlético, desconversam a respeito da possibilidade de Mandzukić deixar o clube ao fim da temporada.

O El País segue insistindo na dificuldade de adaptação de Mandzukić ao ambiente espanhol. O periódico afirma que o croata é próximo de poucos atletas do elenco, por se comunicar apenas em inglês. Segundo o periódico, Mandzukić tem afinidade com o goleiro esloveno Oblak, com o uruguaio Mario Suárez, com Fernando Torres e com Raúl Garcia, exatamente porque os mesmos falam o idioma bretão.

Simeone também conta com um interprete para passar instruções ao atacante croata, comparado pelo El País, a atletas profissionais norte-americanos dotados de temperamento mais frio. Numa comparação direta, além das características físicas parecidas com as de Mandzukić, o rumor e uruguaio Cavani teria a seu favor a naturalidade sul-americana e obviamente, a facilidade com o idioma espanhol.

Voltando ao confronto de domingo, sem Griezmann, Simeone afirmou que pode utilizar uma das três duplas com as seguinte configurações: Mandzukić-Torres, Raúl Garcia-Torres ou Raúl Garcia-Mandzukić. Contra o Sevilla, o treinador surpreendeu por ter utilizado Griezmann como homem referência, praticamente como um “falso centroavante”.

Na ocasião, “cholo” abdicou do atacante de área (Mandzukić/Torres) para ter um meio-campista a mais, adiantando Arda Turan. Em caso de vitória, tanto Atlético quanto Valencia terão acesas chances mínimas de ainda brigarem pelo título.

Atlético de Madrid x Valencia se enfrentam às 17 hr (horário de Brasília), neste domingo. La Liga espanhola está sendo exibida no Brasil pela ESPN e pela Sport +.

Foto de Mandzukić recebendo instruções de Simeone a beira do gramado: Juanjo Martin – EFE

Alexandre Kazuo
Alexandre Kazuo é blogueiro de futebol há mais de 10 anos. Ex-colaborador do Trivela (2006-2010) e ex-blogueiro do ESPN FC Brasil (Lyon). É mestre em filosofia contemporânea e também procura por cultura pop, punk/rock/metal. Twitter - @Immortal_Kazuo
Top