Nesta terça e quarta-feiras teremos os quatro primeiros jogos de ida, das oito partidas válidas pelas oitavas de final da Champions League 2014/2015. Na terça-feira o francês Paris Saint-German recebe o inglês Chelsea, ao passo que o ucraniano Shakhtar Donetsk receberá o alemão FC Bayern.

Na quarta, o também alemão Schalke 04 enfrentará em seus domínios o atual campeão Real Madrid. Num confronto menos midiático, o azarão suíço Basel recebe o tradicional lusitano FC Porto. Os jogos de terça trazem o grande atrativo desta primeira parte das oitavas, o confronto entre PSG e Chelsea, no Parc des Princes (Paris/França).

Entretanto, o equilíbrio entre as duas equipes multimilionárias está desigual, com o favoritismo pendendo para o inglês Chelsea. Os blues estão mantendo uma relativamente tranquila liderança na Premier League britânica.

O time do treinador José Mourinho parece mentalizar a possibilidade vencer tanto a liga inglesa quanto a CL, algo perfeitamente cabível. O Chelsea entra em campo com um “plus” no quesito condicionamento físico. Eliminado da FA Cup, o elenco do time londrino folgou neste fim de semana. O quesito tradição pende a favor dos blues, vencedores em 2011/2012, contra nenhuma conquista parisiense.

Na contramão o PSG vem em queda física/técnica, tendo sérias dificuldades para se manter entre os três primeiros colocados da Ligue 1, mesmo com seu elenco milionário. No fim de semana, o time da capital francesa cedeu um empate nos 44 min da segunda etapa contra o Caen, dentro do Parc des Princes. Os parisienses venciam por 2×0 e o 2×2 acabou tendo sabor de derrota.

O time do técnico Laurent Blanc terminou a partida com dois atletas lesionados a menos, uma vez que todas as substituições já haviam sido feitas. O destaque brasileiro Lucas, é um deles. Ibrahimović, o “homem a mais” do time francês não vive um bom momento apesar do golaço feito contra o próprio Caen. O PSG foi eliminado pelo Chelsea, na última edição da CL, porém na fase de quartas de final.

Paralelamente, o Shakhtar Donetsk recebe o pentacampeão FC Bayern na Ucrânia. Os bávaros são francos favoritos no confronto, que no Brasil terá os holofotes voltados para os 13 atletas brasileiros que pertencem ao Shakhtar. O atacante Luiz Adriano, artilheiro da atual edição da CL, entre deles. A equipe da Ucrânia lamenta uma maior falta de sorte no sorteio que definiu os embates.

Na quarta-feira

Atual campeão da CL e dez vezes vencedor do torneio, o Real Madrid vai à Alemanha enfrentar o Schalke 04, num confronto que aconteceu nesta mesma fase, na última edição do torneio. O time azul royal de Gelsenkirchen acumulou nove gols sofridos nas duas partidas em que acabou eliminado, naquela ocasião. Foram 6×1 para o Real Madrid no jogo de ida e 3×1 no jogo de volta.

O atual panorama porém é “menos pior’ para os alemães, pois com o Real Madrid tem atletas importantes entregues ao departamento médico, tais quais Sergio Ramos, Luka Modrić e James Rodriguez. O time blanco do treinador Carlo Ancelotti ainda é favorito, mas o Schalke mantém alguma esperança de tentar fazer frente aos merengues.

Paralelo ao confronto na Alemanha, a zebra suíça Basel recebe o bi-campeão FC Porto em Basileia (Suíça). Em termos técnicos a partida será equilibrada, com os lusitanos teoricamente mais fortes e mais tradicionais, podendo ter problemas com a retranca suíça da equipe da Basileia. O Basel se classificou em segundo lugar no grupo B, eliminando o tradicional Liverpool e atrás apenas do Real Madrid.

No Brasil, ESPN e Sports + exibem as partidas das oitavas de final da CL na terça e quarta feiras, na televisão fechada. Na tv aberta, a Esporte Interativo exibe partidas que acontecem às terças e a Band exibe os jogos de quarta-feira.