Real Madrid: Isco, pouca grife e muito futebol.

La Liga espanhola retornou do recesso neste sábado com sua décima sétima rodada. O líder Real Madrid volta a campo neste domingo contra o Valencia no Mestalla. A imprensa espanhola dá destaque ao meia Isco, que com apenas 22 anos se sobressaiu no meio-campo blanco, na primeira metade desta temporada 2014/2015. Isco é tanto um trunfo blanco quanto um trunfo da seleção espanhola.

O meia espanhol ganhou sua oportunidade no decorrer do mês de outubro, quando Gareth Bale teve problemas físicos. As boas apresentações de Isco inclusive, criaram pretexto para a imprensa europeia especular a saída do galês e suposta insatisfação, que realmente inexiste. Isco será titular contra o Valencia e o periódico espanhol El País frisou palavras do treinador Carlo Ancelotti, enaltecendo o meia.

Ancelotti afirmou que a condição física de Isco era desfavorável para que ele atuasse no meio-campo. Sobretudo concorrendo com Kroos, Khedira, James Rodriguez e Modrić, sendo que o último acabou se lesionando e só deve retornar em fevereiro. Além de muito jovem, o biotipo do meia é menos robusto do que o dos outros atletas. Segundo Ancelotti, “(…) os demais jogadores tem mais condições que Isco para jogar no centro do campo. Se tenho que compará-los, James tem mais condições para o trabalho defensivo. Isco teve que fazer um esforço maior para se adaptar, e o fez muito bem.”

Carletto enalteceu a coletividade defensiva dos elementos que formam seu elenco: “A chave do êxito nesta equipe, é que todos os jogadores tenham esta mentalidade para o trabalho defensivo. Sem esta disposição, é mais complicado demonstrarmos toda a qualidade que temos no plantel.” A lesão de Modrić também favoreceu o crescimento de Isco, que parece ser tratado com cuidado tanto pelo staff blanco quanto pela imprensa espanhola, devido a pouca idade do meia.

La estrategia de Isco.

O El País nomeia a “estrategia de Isco”, um plano de caráter conjuntural para o desenvolvimento sem surpresas bruscas, em razão de um “futbolista valioso”. O súbito crescimento tem surpreendido o próprio Isco. O periódico ressalta que os companheiros de Isco nas seleções da Espanha o elogiam. Seja na seleção sub 21 ou na atual seleção principal, Isco atua mais avançado.

Na seleção principal, o meia teve no meio-campo junto a si recentemente pelas eliminatórias da EURO Busquets, Koke e Bruno. Cabe a Busquets e a Koke o caráter mais defensivo. Isco tem sido elogiado pelo técnico Vicente Del Bosque sendo uma peça de reposição natural para Andres Iniesta. E para a lacuna deixada pelo já aposentado da seleção, Xavi.

O El País enalteceu a titularidade de Isco nas partidas do Real Madrid contra Levante, Liverpool (duas partidas, mas pela Champions League), Barcelona e Granada entre outubro e novembro. O periódico ressaltou que foram as “melhores apresentações” blancas nos últimos anos. Há todo um cuidado em torno do meia espanhol, mas a torcida merengue já o alçou à condição de ídolo.

O Real Madrid ostenta 39 pontos na liderança da tabela de La Liga. Valencia x Real Madrid se enfrentam as 14 hr (horário de Brasília). A liga espanhola está sendo transmitida no Brasil pela ESPN e Sports +.

Foto: AFP – J. Guerrero

Alexandre Kazuo
Alexandre Kazuo é blogueiro de futebol há mais de 10 anos. Ex-colaborador do Trivela (2006-2010) e ex-blogueiro do ESPN FC Brasil (Lyon). É mestre em filosofia contemporânea e também procura por cultura pop, punk/rock/metal. Twitter - @Immortal_Kazuo
Top