Champions League: Ajax 0x2 Barcelona.

Na última quarta-feira tivemos o complemento da quarta rodada da fase de grupos da Champions League. Messi anotou os dois gols da vitória do Barcelona por 2×0 sobre o Ajax, dentro da Arena de Amsterdã (Holanda). Ambos os tentos colocaram o argentino na artilharia máxima do torneio (71 gols), junto ao espanhol Raul ex-atacante do Real Madrid. De quebra, a vitória amenizou um pouco a crise no Camp Nou.

Muitas críticas eram dirigidas a Luís Enrique, após duas derrotas consecutivas (para Real Madrid e Celta), por La Liga. O Barcelona mostrou organização, mas tinha apenas um Ajax a sua frente, tradicional sim mas hoje em dia um mero coadjuvante de fase de grupos de CL. Enrique escalou Xavi, centralizado como principal homem de criação e substituto do lesionado Iniesta. Funcionou bem e Xavi em fim de carreira, sem a obrigação de marcar, ainda é alguma coisa muito acima da média.

Completando o trio de meio-campo estavam Rakitić e Busquets a frente da defesa. Porém, pelos lados do campo destacando-se da linha defensiva tinham-se novamente Daniel Alves e Jordi Alba, uma opção suicída diante de um adversário mais qualificado. Seguindo no miolo de zaga, Mascherano atua como líbero em muitos momentos avançado, mas em caso de bola perdida, tem-se um intento perigoso neste artíficio. Contra um FC Bayern ou um Real Madrid, o Barcelona não tem meios de freiar um contra-ataque muito veloz.

A prova de fogo a curto prazo de Luís Enrique é mostrar que aprendeu com os erros das últimas semanas, diante do PSG pela quinta rodada da fase de grupos da CL, no dia 25/11. Os parisienses lideram o grupo F com 10 pontos, já classificados para o mata-mata, após vecerem o APOEL por 1×0. O Barcelona segue na vice-liderança com 9 pontos.

Além do mais.

– Rudi Garcia a exemplo de Brendan Rodgers (Liverpool), postou a Roma de forma comedida diante do FC Bayern na Allianzarena. Os bávaros venceram só por 2×0 e mantiveram o 100% de aproveitamento no grupo E, garantindo a classificação para as oitavas.

A coisa não é tão ruim para a Roma, que precisa vencer CSKA Moskow e um moralmente abalado Manchester City, nas próximas rodadas. O City perdeu para os russos por 2×1 em Manchester e tiveram dois expulsos (Fernandinho e Touré). Roma e CSKA ostentam 4 pontos cada e os citzens estão na lanterna com 2 pontos.

– O ucrâniano Shaktar Donestk goleou novamente o Bate Borisov, agora por 5×0 na Ucrânia. O brasileiro Luiz Adriano foi destaque outra vez, realizando um hat-trick e ostentando 9 gols na artilharia máxima desta edição da CL. O Bate já sofreu 19 gols em quatro partidas do grupo H, líderado pelo FC Porto. O Shakhtar é vice-líder.

Foto: Michel Kooren (Reuters).

Alexandre Kazuo
Alexandre Kazuo é blogueiro de futebol há mais de 10 anos. Ex-colaborador do Trivela (2006-2010) e ex-blogueiro do ESPN FC Brasil (Lyon). É mestre em filosofia contemporânea e também procura por cultura pop, punk/rock/metal. Twitter - @Immortal_Kazuo
Top