Champions League: Real Madrid 1×0 Liverpool.

Iniciando o returno da fase de grupos, o Real Madrid recebeu o Liverpool no Bernabeu, na última terça, sendo que os blancos obtiveram uma vitória pelo placar mínimo. O resultado deu aos merengues a classificação por antecipação para o mata-mata, contabilizando 12 pontos em 12 possiveis, 4 vitórias em 4 jogos no grupo B. O Real Madrid jogou “para o gasto”, porém prudentemente, não precisava de muito.

Por outro lado, Brendan Rodgers surpreendeu ao barrar vários titulares do Liverpool como Glen Johnson, Balotelli, Phillipe Coutinho e até o capitão Steven Gerrard. Rodgers proporcionou o mais próximo de um “ferrolho” cujo único intento era não deixar os blancos jogar. E funcionou. Hoje em dia não se joga de peito aberto nem contra o Real Madrid, nem contra o FC Bayern. Rodgers parece ter aprendido rápido.

Os reds não fizeram muito diferente do humilde cipriota APOEL, que com estratégia parecida conseguiu perder pelo placar mínimo tanto para o Barcelona, quanto para o PSG, no grupo F. Rodgers agora cumpre o duro papel de comandar um clube tradicional, em duas competições de muito alto nível (no caso dele, a Premier League e a própria CL). Ofício como qual Luís Enrique (Barcelona) e Rudi Garcia (Roma), também estão se debatendo pela primeira vez.

O jogo solidário do Liverpool, obrigou o Real Madrid a vencer nos detalhes, num avanço de Marcelo que cruzou para Benzema finalizar o gol solitário anotado aos 26 min do primeiro tempo. Carlo Ancelotti propôs uma disposição com Arbeloa fechando o lado direito da linha defensiva. Quando Marcelo avançava, havia praticamente um 3-4-3 com a posse de bola, e um desenho tático muito parecido com o do Milan de Ancelotti, quando o lateral esquerdo Serginho era colocado em campo.

Gareth Bale surgiu na segunda etapa, entrando no lugar de James Rodriguez e o galês já tem titularidade confirmada para o fim de semana, no compromisso dos blancos contra o Rayo Vallecano, por La Liga. Já o Liverpool, enfrenta o Chelsea pela Premier League e em partes, poupar os “medalhões” até se fazia enquanto plano cabível a Brendan Rodgers.

O técnico red precisa conduzir sua equipe a duas vitórias nas próximas duas rodadas da fase de grupos da CL. Outro resultado leva à Europa League, pois o Basel goleou o Ludogorets (4×0) estabilizando-se na vice-liderança do grupo B.

Além do mais.

– O Borussia Dortmund segue com seu esquisito início de temporada convivendo com a zona de rebaixamento da Bundesliga e já classificado para o mata-mata da Champions League (!!!). Os aurinegros bateram o Galatasaray também na terça por 4×1, completando a quarta vitória consecutiva e tendo tão 100% de aproveitamento no grupo D, quanto o Real Madrid no grupo B.

– No grupo A a batalha pela segunda vaga parece que se estenderá até a última rodada. A Juventus precisava vencer o Olimpiakos sob tempo chuvoso em Turim. Saiu na frente com um golaço de falta de Andrea Pirlo, mas chegou a ver os gregos virarem o jogo por 2×1.

No fim Llorente e Pogba fizeram a diferença para a vecchia signora, que venceu por 3×2 e agora tem 6 pontos na vice-liderança. O Atlético de Madrid emplacou a terceira vitória com 2×0 sobre o Malmö e segue líder com 9 pontos.

Foto: Andres Kudacki – AP

Alexandre Kazuo
Alexandre Kazuo é blogueiro de futebol há mais de 10 anos. Ex-colaborador do Trivela (2006-2010) e ex-blogueiro do ESPN FC Brasil (Lyon). É mestre em filosofia contemporânea e também procura por cultura pop, punk/rock/metal. Twitter - @Immortal_Kazuo
Top