Le Classique: PSG x Olympique Marseille.

Neste domingo o Paris Saint-German recebe o Olympique de Marselha no Parc des Princes (Paris/França), pela décima terceira rodada da Ligue 1. Aparentemente o derby lá chamado de “Le Classique”, chama menos atenção do que embates como Real Madrid x Barcelona (Espanha) ou Liverpool x Manchester United (Inglaterra).

Porém “Le Classique” é o grande confronto francês opondo o multimilionário time da capital (Paris), contra o time da segunda maior cidade do país (Marselha).

Antes do PSG ser comprado por seus atuais gestores árabes em 2011, o panorama não era dos mais competitivos. De lá para cá o time parisiense atual bi-campeão francês, desmbolsou cifras milionárias por jogadores como Thiago Silva, Ibrahimović, Lucas, Cavani e David Luíz. O periódico espanhol El País avalia o PSG enquanto um time de 460 milhões de Euros que estará frente a frente à equipe marselhesa, avaliada em 160 milhões de Euros.

O Olympique no entanto, surpreende liderando a atual Ligue 1 com 28 pontos, quatro a frente do próprio PSG. O motivo do bom êxito inicial é todo creditado ao treinador argentino Marcelo “El Loco” Bielsa, principal reforço do clube para a atual temporada. Inicialmente os atletas da equipe marselhesa reclamaram dos métodos de preparação física descritos “espartanos”, pela imprensa europeia. Com o bom desempenho inicial, os próprios jogadores elogiaram a postura de Bielsa, que tem utilizado quatro interpretes para passar as ordens aos seus comandados.

Em campo o Olympique desenvolveu até agora o melhor ataque do torneio, tendo anotado 27 gols em 11 partidas. Manteve-se invicto pelas dez primeiras rodadas. Desprovido de Ibrahimović, que acabou de se recuperar de uma lesão num dos tornozelos, o ataque do PSG não tem chamado a atenção. Em contraparte a defesa parisiense é a menos vazada, tendo sofrido apenas 8 gols desde o ínicio da Ligue 1.

O retorno de Ibrah ao time do técnico Laurent Blanc, pode se dar exatamente neste confronto com o Olympique. Em termos de conquistas continentais, o Olympique Marseille detem o único título francês de Champions League, título este obtido na temporada 1992/1993.

PSG e Olympique Marseille se enfrentam às 18 hr desde domingo (horário de Brasília). No Brasil a Ligue 1 tem sido transmitda pelo Sportv.

Alexandre Kazuo
Alexandre Kazuo é blogueiro de futebol há mais de 10 anos. Ex-colaborador do Trivela (2006-2010) e ex-blogueiro do ESPN FC Brasil (Lyon). É mestre em filosofia contemporânea e também procura por cultura pop, punk/rock/metal. Twitter - @Immortal_Kazuo
Top